(Re)Programando o alarme da Ford Ecosport

Ecosport

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Alguns dias depois de tirar o meu Ford da concessionária, notei que os vidros elétricos não estavam subindo com um toque ou mesmo descendo com um toque. Também notei que as instruções do manual quanto aos bipes que o alarme deveria dar conforme a combinação de teclas não estavam coerentes. Depois de muita busca, vim a conhecer um fórum onde pessoas palpitam sobre vários temas, inclusive carros. E lá estavam usuários encafifados com o porquê dos alarmes e vidros de seus carros agirem tão estranhamente. Parece que quando se troca a bateria ou, como no meu caso, quando a bateria se descarrega pelo longo tempo em desuso, o sistema de controle dos vidros (que é integrado ao alarme) fica bagunçado. Por isso dos vários sintomas diferentes. Uns falam de vidro direito que sobe com um toque mais não desce com um toque. Outro fala de duas piscadas dos sinais de seta ao invés de uma quando aciona o alarme. Outros ainda falam de lâmpada interna que não acende quando a porta abre. Enfim, a culpa é de um módulo que fica montado ao lado do porta-luva, bem no fundo, fabricado por uma empresa chamada Microcontrol. Vi que eles fornecem módulos para uma infinidade de outras marcas, de importados como a Suzuki a praticamente todas as montadoras nacionais. O módulo da Ecosport 2009 e posteriores é um tal de AMX-960. Procurando no website da empresa, não existe informação de como se “reprogramar” o módulo de alarme em caso de falta de energia. Pois é, após longa garimpada no fórum que comentei e em um fórum especializado para carros, eu encontrei a seguinte dica que funcionou perfeitamente para mim.

  1. Coloque a chave no contato e gire para a posição “1″ (luz no painel).
  2. Abaixe o vidro com problemas até o fim e segure o botão por 15 segundos, contados a partir do momento que o vidro abre completamente.
  3. Em seguida, suba o vidro novamente e segure o botão por 15 segundos, contados a partir do completo fechamento.
  4. Vire a chave do contato para a posição “0″ (tudo desligado).

Repita os passos (2) e (3) para cada janela que estiver com problemas de um toque para abrir ou fechar. Fazendo isso, também regularizou o controle remoto. Agora, as janelas se fecham automaticamente quando pressiono o botão de ligar o alarme. Se mantenho o botão pressionado do alarme por mais 3 segundos, ele bipa uma vez indicando que o alarme está ativo e todas as portas trancadas. Bipa duas quando tem alguma porta mal trancada.

P.S.: Descobri que não precisa esperar 15 segundos segurando o botão, mas apenas 5 são suficientes. Se a pessoa fica mais de 15 s, o vidro dá uma pequena abaixada por conta própria e acaba desregulando.

P.S.2.: Tive que reprogramar diversas vezes até o sistema se comportar de forma estável. Por algum motivo, ele perde a programação horas ou dias depois. Agora, depois da sexta tentativa, o sistema já está há dois dias sem dar problemas. Vai entender… Tem pessoas que afirmaram que é o calor, outras que falaram da carga da bateria (pouca carga faz com que uma partida do motor ou o acendimento dos faróis faça a tensão da bateria cair brevemente, mas suficiente para “resetar” o sistema de alarme).

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24 comentários sobre “(Re)Programando o alarme da Ford Ecosport

  1. E aí,primo??
    agora tá de Ecosport?Pô,pensei que ia ser um Fusion.KKKKK
    Oba!Quer dizer que este ano vou andar de Ecosport???
    Abs.

  2. Just want to say what a great blog you got here!
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    Thumbs up, and keep it going!

    Cheers
    Christian

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      Take care!

  3. Sera que funciona para programar o alarme que so tranca as portas? Pois tenho uma Eco 2008 e o alarme nao sobe os vidros e do nada parou de travar, achei que era bateria do chaveiro/alarme, troquei e parou de funcionar de vez.

  4. Cara… tentei isso na minha ranger 2009, ela possui alarme periférico original ford, contudo nada mudou, apenas o vidro do motorista desce com um toque, para subir necessita ficar segurando o botão. eh cabine simples. Será q é o mesmo módulo? Abraços e valeu pelo post.

  5. tenho um fiesta e quando liga o alarme com o carro fechado logo ja dispara o alarme, mais quando eu fecho na chave consigo destravar as portas com o controle do alrme, alguem sabe como configurar de novo.

  6. Nos novos carros da Ford o controle originais são programados para não levantarem os vidros com um único toque no controle para travar o carro. Precisa manter pressionado por 3 segundos. está nos manuais. Ou seja, não é uma falha, é a programação original que é assim.

  7. meu amigo tem um ford focus 2000, ele trocou a bateria do carro e o alrme nao nao funciona mais, sera se eu programar o alarme ele volta a funcionar ?

  8. Vou fazer o teste no meu Ford Ka. Antes só o lado do motorista não subia. Agora os dois lados não sobem mais pelo controle remoto. Valeu pela ajuda.

    • Testei num Ka modelo novo (o bonito) e funcionou. Na verdade já perdi a conta de quantas vezes tive de fazer isso; o problema nos vidros acontece toda vez que a bateria perde muita carga.

  9. amigos para regular o da eco e derivados do ano 09 em diante é necessario abaixa-lo todo em seguida segure-o apertado para abaixar por aproximadamente 5 segundos e simultaneamente de um toque para subir (faça rapido) segurar pra baixo 5 segundos e ja da um toque pra subir (toque breve) fiz isso com a chave desligada usando apenas a cortesia que o sistema da apos desligar a chave que da acesso para usar o vidro por alguns minutos. na minha eco 2010 deu certo. abraço a todos e espero que revolva pra vcs tbm.

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