Burocracia

Fiz o meu debute no sistema de transporte urbano da Holanda. Não tinha ainda utilizado o strippenkaart e muito menos andado com desconto em trem! Foi um dia cheio, pois tive que ir até uma cidade ao sul do país só para dar entrada na minha documentação no serviço de imigração daqui. Quantos detalhes… onde descer, como chamar o ônibus, apertar o botão amarelo para abrir a porta do trem, as plataformas…

Outra coisa engraçada são os mitos que temos da Holanda. Da mesma forma que as pessoas pensam em Brasil como mulata, carnaval e floresta, da Holanda pensamos os moinhos, os tamancos e as vacas leiteiras!! Pois é, não vi uma vaca holandesa até agora! Um monte de criação de pônei!!! Os moinhos têm um em cada cidade, mas só para efeito decorativo. Até gira, mas não vira mais nada. Sobre os tamancos, achei uma loja aqui no centro que faz sob medida. Mas são tão estranhos. São enormes!!!

Agora, o mais engraçado foi a repartição pública daqui! Não vou ficar pondo defeito porque eu fui bem atendido e resolvi o meu problema. Poderia ter perdido a viagem, mas o pessoal foi gente boa comigo e quebrou o meu galho. Mas que lembrou repartição pública do Brasil, ah, lembrou!

Deixe um comentário

