Koude Maandag

KnutPois é, chegou a segunda-feira do meu primeiro dia de aula. O esquema educacional europeu é diferente do norte-americano. Aqui, tudo vale crédito. Não apenas aulas. E as aulas quando existem, na verdade, são cursos para o qual se ganha um certificado de conclusão e o respectivo crédito. Muito bem. Hoje foi a minha experiência com um “curso”. Foi num departamento longe pacas, no extremo sudeste da cidade. Para não perder o costume, encontrei uma brasileira. Ficou olhando para mim e tal. De repente, em inglês, “what’s your name?”. “Daniel! Nice to meet you! What is yours?”. “Eu te vi na lista de brasileiros, a foto que você postou!”. “Ah, é verdade”. Estudou na mesma faculdade que eu, conhece um professor muito amigo meu lá de São Paulo e, de quebra, trabalha com algo parecido com o que estudo. É, moçada, tá um tal de tropeçar com brasileiro aqui que não é mole não…

A aula foi bem engraçada. É de um assunto que domino relativamente bem. Lecionei isso. O que achei? Em termos de conteúdo, a mesma coisa. Mas a infra-estrutura é incrível: cortinas automáticas, lousas corrediças, sistema eletrônico para projetar documentos impressos, carteiras confortáveis, caixas acústicas Bose, máquina de bebidas no corredor, laboratório de computadores com tudo conectado online (eu vi a minha área de trabalho no departamento na tela do computador do laboratório)… É, e isso que essa é a sala “antiga” deles. Banheiros: unissex!! Fiquei sabendo que iremos mudar para um novo pavilhão em começo de 2009. Um caixote gigante de vidro e aço. Mas querem saber, as aulas no Brasil não devem nada às aulas aqui. Tem uns alunos espertinhos que perguntam mais, outros que respondem mais e… não podia deixar de ser, um humor europeu do professor de matar.

Deixe um comentário

