Viagem para o “exterior”

AnversPerdão aos meus leitores assíduos, mas estive em viagem. Aproveitei o feriado prolongado e viajei para a Bélgica. Fiquei em Antuérpia e tive oportunidade de visitar Bruxelas. Dessa viagem, gostaria de comentar dois aspectos. O primeiro foi notar que os países europeus são muito diferentes entre si. Para quem está acostumado com as dimensões do Brasil, foi uma surpresa inquietante. Eu viajo de Brasília a São Paulo, cruzando mais de 900 km, mas o máximo que encontro é um “porra, mêêûû!!!”. Apesar de Antuérpia ser um povo que fala o holandês, eles pronunciam diferente e tem palavras diferentes para as mesmas coisas.  Se a minha cabeça estava confusa com o dutch, agora então… A segunda coisa que me chamou a atenção foi a pobreza. Em um mês de Holanda, eu vi apenas um mendigo em Roterdã. Porém, em Antuérpia e Bruxelas, além das ruas sujas, do lixo jogado, do cocô de cachorro para tudo que é lado, vi mais pedintes, catador de coisas no lixo e gente sem educação. Esse último item não tem a ver com xenofobia. É entre eles mesmos. Uma senhora pedia passagem no corredor do trem e um casal de jovens simplesmente ignorou e passou na marra, empurrando a mala sobre a senhora. Eu não gosto de fazer este tipo de observação. Mas é que me chamou mesmo a atenção. Eu ainda tenho um pouco dessa idéia de “homogeneidade” européia, de que os países são mais ou menos “civilizados”, como encontrei aqui na Holanda. Eu pensava que a Holanda era um país tipo “irmão pobre” da parte “rica”. Mas nada. Aos poucos, a Europa se mostra mesmo muito diferente, cada país com as suas peculiaridades, valores, culturas e língua. Mais comentários amanhã.

Deixe um comentário

