Último dia de aula

FloresTerminaram-se as aulas de análise de sistemas. Seis semanas barra pesada. Até agora ainda não consegui terminar os exercícios de todos os capítulos. Depois da aula, corri para ver a apresentação de um colega de luta. A primeira que vejo aqui em Wageningen.  Fica o registro da turma “nova” de amigos que conheci hoje! Muito legal! Digo “nova” porque a gente já se corresponde pela lista de discussão dos brasileiros. Conversamos um bocado depois da apresentação. Da apresentação, o que mais me chamou a atenção é o quanto o pessoal da universidade encara isso como um “trabalho”. Não tem necessariamente um envolvimento com as pessoas. Mesmo entre eles. Acho que dei sorte nesse aspecto. As duas pessoas com quem trabalho, apesar de uma não ter tempo algum, são imensamente abertas a novas idéias. Nada que argumentos, fatos e trabalho não possam convecê-las de mudarem de planos. Mas estou percebendo que está mais para “exceção” do que regra. Outra coisa impensável é a experiência pela qual vou passar no final de semana. A faculdade à qual estou ligado vai promover uma atividade outdoor de integração. Vamos a uma cidade aqui perto, a 13 km de distância, de bicicleta. Ficaremos lá e participaremos de diversos workshops e atividades de vivência. Estou muito curioso. Detalhe: todos são alunos de doutorado. Que boa idéia para se levar para o Brasil. Falando de Brasil, vem um novo colega e sua família agora no dia 21. Mais gente para engroçar essa turma que anda por aqui! Fui também ao centro de esportes e foi engraçado quando um dos funcionários, ao saber que eu sou do Brasil, exclamou surpreso que pensava que eu era japonês! Contou-me histórias da boa impressão que ele teve da união do grupo. Segundo ele, toda sexta o povo vinha jogar squash e tomar uns refrigerantes na kantine. Só uma coisa não foi legal: ele disse que estava acostumado com o atraso dos brasileiros para qualquer compromisso porque ele é casado com uma italiana. Uhm… A intenção foi boa.

Deixe um comentário

