Um estrangeiro no Brasil

ChafarizEu tive uma reunião interessante com uma meia-holandesa, meia-americana. Ela fez a dissertação de mestrado dela no Brasil e visitou diversas áreas por lá entrevistando pessoas. Foi a Mato Grosso, Bahia, São Paulo, Paraná… Essa mulher andou. Conversamos longamente na parte da manhã e foi interessante ouvi-la falar sobre a visão dela de “outsider”. Eu me senti menos louco. Conversando com ela sobre a minha visão, percebemos que concordamos com uma série de “diagnósticos” sobre a quantas anda esse meu País tão sofrido. Foram quase duas horas de muita conversa e acho que poderemos fazer duas teses muito complementares. Vai ser bem interessante. O nosso chefe comum também está no Brasil hoje, onde fará uma série de quatro seminários. Disse que achou um pouco puxado o esquema, pois são quatro seminários em quatro capitais diferentes. Enfim… Parece que os brasileiros estão mais afim de ouvir estrangeiro falar de nós do que nós de nós mesmos. Aquela coisa de “autoridade” internacional. Fora essa conversa emocionante na parte da manhã, passei no meu escritório e fiz mais uma leitura de um artigo. Puxa… Como tem porcaria publicada. Juro que não sei como essas coisas passam no crivo dos editores. Deve ser por nome mesmo. Não tem outra explicação. Acho que vale aquela máxima de que “em terra de cego, caolho é rei”. Em tema que não tem muita gente falando sobre, o primeiro que fala leva a fama. Pena. Enquanto isso, na ilha, chegamos à cidade dos Outros. Tem um chafariz logo na entrada. Muito estranho. De onde será que vem a água? E a energia para mover as bombas? Quem são aqueles próximos ao chafariz?

Deixe um comentário

