Um dia de pesquisa

OvelhasComo esses fazendeiros aí do lado, hoje também foi um dia de “tosquia” no departamento. Recebi dois papers da minha orientadora e foram muito interessantes. Acabei “tosquiando” a minha ovelha-tese. Descobri que debaixo de toda a lã da minha proposta, existe um animal de carne e osso, berrando. Pior, não é um bicho novo, mas a velha e conhecida ovelha-tese. Tive que engolir seco o fato de que a minha proposta de trabalho não é nova e já foi estudada de trás para frente e de cima para baixo, de tudo quanto é jeito. Impressionante ver o que já se produziu nesse mundo. Na ponta dos meus dedos, a biblioteca da universidade disponibiliza, online, mais de 10.000 títulos de periódicos. Ciência que não acaba mais. E falo título, não volume ou edição. Nem eu sabia que existia tanto. Fato é que já se estudou de tudo um pouco. Tudo bem que aqui contamos todas as disciplinas disponíveis na universidade. Aliás, as disciplinas são chamadas de “courses” aqui. Os bacharelados são chamados de “programmes”. Foi meio confuso para mim no começo, pois eu falava curso e eles entendiam disciplina. Agora estou nessa correria de descobrir como tornar a minha tese útil. Afinal, não estou afim de fazer outra tese de prateleira. Nem passar quatro anos para cumprir tabela. Quinta-feira tenho outra reunião com a minha orientadora. Ai, ai…

Deixe um comentário

