Os trens dos países baixos

Trem na estação central de AmsterdamEsqueci de comentar algumas informações importantes que não me deram e fizeram falta no primeiro dia. Os trens aqui nos Países Baixos possuem botões dentro e fora de cada vagão, próximo às portas. Do lado de fora, tem apenas um. Ele serve para abrir a porta do vagão caso ele não se abra automaticamente (pois ninguém apertou por dentro). Do lado de dentro existe dois, um azul e um amarelo. O azul fecha a porta. O amarelo abre a porta. Não tem perigo de apertar esses dois botões enquanto o trem estiver em movimento. Eles ficam desativados. Porém, quando o trem pára, não se esqueça de apertar o amarelo para abrir. Além dos botões, é preciso ficar atento à classe do vagão. Tem alguns que estão numerados (1) e outros (2), primeira e segunda classes respectivamente. As numerações são grandes e ficam do lado de fora do vagão, bem como nas paredes internas, logo ao lado das entradas da cabine. Alguns vagões têm as duas classes. Não tem problema de você atravessar a primeira classe, não se trata de área proibida (como nos aviões). Não se pode sentar se você tiver um tíquete de segunda classe. Existem também áreas de silêncio. Elas são marcadas com adesivos enormes nos vidros, com um “S” e escrito “silence”. Nesses vagões, você não deve conversar, nem baixinho. É destinado ao pessoal que, supostamente, vai lá ler, trabalhar, estudar ou simplesmente dormir. O problema é que quando o trem fica cheio, isso não é de fato respeitado. Existem vagões com inscrições no alto da porta com dois sinais, normalmente. Um indicando bicicleta e outro cadeirante. São vagões onde você pode entrar com a bicicleta ou que possuem acomodações especiais para cadeira de rodas. Finalmente, é preciso se lembrar que NÃO se deve utilizar o banheiro quando o trem está parado na estação. Isso é passível de multa pelo fiscal. Esses fiscais são recorrentes no trem. Ficam andando pelos vagões durante a viagem a fim de conferir a data dos tíquetes, a classe e as carteiras de desconto.

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