Hoe gaat het met je? “Tudo bem?”

Sapo-Rei em Sonsbeek

Sapo-Rei em Sonsbeek

Finalmente, a primeira aula de neerlandes. Estava muito curioso como seria. Bem… Nada a ver com as minhas aulas do CCAA! Lá eles tinham um pouco mais de sistemática. A professora é meio estabanada. Correu com as lições que, basicamente, resumiram-se a seguir o livro. O título do livro é “Dutch for self-study”, de autoria de Hinke van Kampen e Ruud Stumpel. Como o título diz, é “self-study”. Logo… A figura do professor ficou meio de lado. Enfim, o bacana foi ver os outros amigos. Um casal de brasileiros que eu conheci em um curso da biblioteca e uma alemã muito gente fina que está trabalhando por aqui. Estou animado! O curso vai ser meio injetado, rapidão… Mas é assim mesmo. Aos poucos o ouvido está acostumando com os sons e a garganta vai se firmando no “g” gutural que eles usam. Estou praticando. Incrível que pareça, está ficando mais fácil. A próxima etapa são algumas combinações engraçadas que não tenho referência de como pronunciar rápido. Por exemplo Daar woon ik vlakbijk! (“É perto de onde moro!”). Esse vlakbijk é de matar. No mais, tudo certo. Ik ben Daniel! Dank U voor kijk! Tot ziens!

Deixe um comentário

