Outra apresentação

Um dia no parque
Um dia no parque

Dia cheio. Fiz os últimos retoques na apresentação na parte da manhã, terminei a tarefa de casa atrasada do curso de neerlandês, depois fiz a apresentação na hora do almoço, corri para a aula de línguas de noite e, claro, “reagrupar, soldados!”. Totalizando as sugestões das duas apresentações para a reunião com os orientadores amanhã. Nem preciso dizer que estou um caco. A parte feliz é que a apresentação de hoje foi melhor em termos de participação. Uma amiga que estava lá e assistiu às duas apresentações gostou. Disse que a melhoria foi sensível. Tive um bom número de questões do público, boas sugestões e desta vez não estourei o tempo. Eles pegaram leve comigo e depois vim a saber o motivo. Eles conhecem muito pouco do assunto que tratei. Logo, tudo era novidade. Começamos um pouco atrasado. Eu também gostei e vi que a sugestão de começar de trás para frente funcionou. Era isso mesmo. Ganhei mais uma sugestão: apresentar o conjunto de fotos que tenho antes da parte teórica. Isso ajudaria o povo a compreender o “começo” das minhas preocupações e motivação para o estudo. No final, o único “but” da apresentação foi um certo ar de desapontamento do meu orientador, que estava lá assistindo. Na verdade, fiquei sem saber se estava gostando ou não. Pela questão que ele me colocou, ele duvidou que eu tinha material para fazer um artigo. Enfim… Amanhã saberei. O mais legal do dia ficou para a noite mesmo. Tive uma conversa muito boa com uma colega da Alemanha. Gente finíssima e superexperiente. Ela me alertou para o fato de que se tantas pessoas estão falando que o meu trabalho está muito amplo, que eu deveria dar uma verificada e estabelecer limites mais conservadores. Me pôs a pensar…

Deixe um comentário

