Fim do horário de verão

Carvalho centenário em Amsterdam
Carvalho centenário em Amsterdam

Ontem acabou o horário de verão. Com isso, os relógios foram atrasados em uma hora. Pude dormir até um pouco mais tarde nesta manhã! Bacana que na Europa tem um sistema de relógio atômico que atualiza os relógios automaticamente. Claro, aqueles relógios que têm o esquema de recepção do sinal de sincronização. Por outro lado, o dia parece que ficou mais curto. Lá pelas 18h tudo já está escurecendo. 18h30 já está um breu. Fui para o condicionamento no escuro e voltei no escuro. Estou tentando manter esse hábito de ir para a ginástica. Faz-me um bem danado. Volto para casa com a endorfina na tampa do cérebro. Tomo o banho e fico no maior relax. Uma sensação de bem-estar muito grande. O problema, como sempre, é ir. Quando se está lá, tudo bem. Mas para chegar lá é que é a coisa. Aprendi que tenho que voltar direto do serviço e, ainda com o corpo quente da pedalada, trocar de roupa e tocar para o centro de esportes. Sem pensar muito. Faça sol, faça chuva, faça frio, faça vento. Mas o que me deixa feliz no final do dia é o meu apê. Ficou muito confortável. Meio que minimalista, sem muita coisa, mas com tudo à mão. Tudo que preciso. Consegui criar uma rotina bacana para fazer as coisas. Sinto-me realmente em casa. Falando em casa, estava assistindo a um programa de TV com um “casal” gay famoso aqui dos Países Baixos que foi ao Brasil, no Rio de Janeiro. Bacana ver a nossa terrinha. Estavam nas praias do litoral sul, ao redor de Paraty. Porém, às vezes, a “casa” da gente pode ser um lugar triste também. Um colega de sala neerlandês estava com a mãe doente. Creio que ela faleceu, pois ela estava em estado muito crítico. Ele ficou fora por duas semanas inteiras. Fiquei sem coragem de perguntar sobre ela. Apenas lhe disse que estava feliz por ele estar de volta. O cara é mais de dez anos mais novo que eu. Não é fácil.

Deixe um comentário

