Um pouco de sonho

Aran Pub em Amsterdam

Aran Pub em Amsterdam

Participei de um evento “social” em que um professor que conheci ainda no Brasil fez uma breve apresentação de uma nova disciplina que será oferecida. Foi algo diferente. Tivemos cerveja, vinho, alguns snacks, queijo… Muito legal mesmo. Foi uma apresentação rápida, de uns 15 minutos. Há muito tempo eu não via nos olhos de alguém aquele brilho do desafio, de crença naquilo que professa, de entusiasmo. Fiquei muito tocado, pois veio de um professor que, particularmente, achava meio que desalmado, mal-amado ou coisa parecida. No final, eu nem o reconheci. Era uma alegria só! Fiquei contagiado com a empolgação com esta nova disciplina. Ele falava em tom profético, como se essa disciplina fosse ser a nova revolução deste milênio, o Santo Graal da ciência moderna, a Teoria da Unificação de Einstein. Eu tinha me esquecido de como é legal sonhar. Sonhar com um futuro de mudanças, de coisas melhores, de pessoas melhores. Não era um sonho de mudar o mundo todo, mas de se começar a mudança hoje, agora, esperando que isso seja suficiente para tirar a inércia da grande rocha da mesmisse. Eu me esqueço do que li no livro “Paraii: Entre dois pólos”, de Amyr Klink. Ele transcreve um trecho do seu diário em que ele fala que o homem, apesar de ser um dos animais mais tementes a Deus, é também aquele que mais facilmente cria obstáculos… Obstáculos tão intransponíveis quanto um risco de giz no chão. Não lembro o texto literal e não estou com o livro aqui comigo. Mas a idéia é essa. O Paratii, para ele, foi um desses riscos de giz. Quais serão os nossos riscos de giz?

Deixe um comentário

