Terra Brasilis

Voltei. Após longa invernada em terras européias, voltei. Nada mais emocionante do que voltar. A gente só se dá conta do tamanho da saudade, dos buracos de ausência, das faltas, quando da volta. Não tem outra medida. Vai do cheiro do ar à familiaridade da língua. De entender as pessoas à sua volta. De saber prever a chuva que vem a lembrar de ruas por onde se passa. É muita coisa. Difícil resumir o que era “saudade” e o que era “falta”. A gente se sente “conectado” com o que está em volta. É bem interessante a sensação.

Obviamente, a volta não poderia deixar de ter o tom “novelístico” que vem me assomando ultimamente. Desde o último post do dia 04, é incrível a sucessão de fatos. Mas nem vou me delongar nos detalhes, pois acho que seria muita coisa e correria o risco de alguém me chamar de mentiroso! Mas só para dar uma “palhinha”, resumo o dia da minha volta, anteontem, sábado: se não bastasse ter que pegar um táxi-lotação às 1h30 da manhã (pois o meu vôo saia às 6h25), tive direito a atraso de uma hora, táxi atolado, rodovida fechada para manutenção, perder-me no aeroporto de Lisboa e, de quebra, ser “assediado” pelo comissário (sim “o” e não “a”) de bordo. Vou te dizer meus amigos e amigas…

Por outro lado, a chegada não poderia ser mais agradável! Como não consegui entrar na minha residência pois trocaram a fechadura de um dos portões, fui para um bar com o meu amigo-motorista-gente-fina a fim de aguardar pelo retorno do outro amigo que tinha a chave. A primeira golada de cerveja foi de tirar o fôlego… A primeira coisa que notei foi que ela está ou era mais clara do que eu tinha em minhas memórias. Xixi-de-gato mesmo. Mas o sabor, o gelado, o calor do final de tarde, a carne de sol, a manteiguinha de garrafa, a mandioca cozida, o mapará frito… Ai, ai… pobre dos europeus! Eu sei, eu sei. Lá também tem coisas “legais”. Mas como gosto cada um tem o seu, fico com o meu brasileiro. Confesso que esse “reencontro” com os meus sentidos causou um “abalo na Força”. É realmente difícil abrir mão disso… De novo.

Deixe um comentário

