Lojas brasileiras

Se existe algo que está me tirando do sério no Brasil é a qualidade do atendimento das lojas. Já fiz compras em duas lojas. Em ambas, ao tentar devolver o produto dentro do prazo que me é de direito (sete dias), elas se recusaram a me devolver o dinheiro. Limitaram-se a, no máximo, darem-me um vale para compra de outro produto na loja. Hoje eu tive que bater boca com um gerente da loja de móveis que se recusava a cancelar o meu pedido. Já vou para a quarta semana aguardando a entrega dos produtos. Além de me darem os prazos errados, por vezes pedi que me comunicassem quando viriam, ou se houvesse algum problema de disponibilidade em estoque. Nada. Tenho que ligar todos os dias para saber o que está acontecendo. O que me intriga nisso tudo é como os funcionários, do gerente ao entregador, são limitados. As respostas que recebo são do tipo: “o sistema não permite essa alteração, senhor”; “estamos dentro do prazo de entrega, senhor”; “conversei com o meu superior e ele(a) não me autorizou fazer isso”… E por aí vai. Não são capazes de tomarem decisões por si. Ou melhor, preferem não colocar o deles na reta. Entendo que existe um problema de valorização da mão-de-obra, investimento em treinamento, rotatividade alta e encargos trabalhistas caros. Mas cá entre nós, será que isso tira das pessoas a possibilidade de, no mínimo, dizerem a verdade para a gente. Não ficaria bravo se tivessem me informado que os produtos não estavam em estoque. Ou que a entrega se atrasaria por falta de um horário comum entre eles e eu. Ou que eu poderia ter o produto, mas que deveria esperar 40 dias. É tudo uma questão de ser honesto. Não é nem treinamento, investimento, rotatividade ou encargo. É caráter. Infelizmente, tive igual experiência com serviços de marcenaria, instalação de piso, pintura, cortinas etc. Simplesmente não são honestos. A troco de querer a sua grana, fazem qualquer negócio. Uma pena mesmo.

Deixe um comentário

