Carro 2009/2010 = Carro 2009/2008

Eu comprei um carro da FIAT ano passado, ano 2009 e modelo 2010. Quando comprei, a vendedora me disse que a vantagem de ano/modelo diferentes é comprar um produto que SEGURAMENTE permanecerá atualizado por mais um ano. Muito bem. Esta semana, eu estava olhando os preços do meu carro no website da FIAT. Aumentou. Verificando as características do produto, notei que o ano/modelo 2010/2010 do meu carro vem com ABS e airbags de série(!!!). Mandei um e-mail indignado para a FIAT informando que me senti lesado. Afinal, paguei um pouco mais caro pensando que isso se refletiria num benefício a mais. No final, eu poderia ter comprado o ano/modelo 2009/2009 e tudo seria o mesmo. Recebi a resposta da FIAT, que transcrevo abaixo:

Prezado Sr. Daniel,

Em resposta ao e-mail, informamos que os veículos Fiat são produzidos de acordo com a legislação vigente, sendo que o modelo do veículo poderá ser anterior, igual ou posterior ao ano/fabricação, conforme portaria do Denatran:

PORTARIA Nº 23, DE 03 DE MAIO DE 2001:
O DIRETOR DO DEPARTAMENTO NACIONAL DE TRÂNSITO, no uso das atribuições que lhe confere o artigo 19 da Lei 9.503, de 23 de setembro de 1997, que institui o Código de Trânsito Brasileiro – CTB, e CONSIDERANDO o que estabelecem as Resoluções n.º 24/98 e 78/98 do Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN, resolve:Art. 1º O ano-modelo somente  poderá ser imediatamente anterior, igual ou imediatamente posterior ao ano de fabricação do veículo.Art. 2º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação. DÉLIO CARDOSO.

Agradecemos o contato e colocamos à sua disposição nossa Central de Relacionamento Fiat pelo telefone 0800.707.1000.

Atenciosamente,

Analigia Matos

CENTRAL DE RELACIONAMENTO FIAT

Ou seja, meus caros leitores, se forem comprar carro zero, comprem de ano/modelo iguais. De outra forma, só vão gastar dinheiro à toa. Tudo bem que o pessoal da FIAT trabalhou em “conformidade” com a lei. Porém, fico triste que as montadoras, os homens das leis e as concessionárias se utilizem desse “truque” de ano/modelo para ludibriar os consumidores.

Deixe um comentário

