Alarme do Ecosport: a Saga

Triste notícia: a Ford não está mais trocando o módulo de alarme na garantia, mesmo que ele apresente defeito. O máximo que fazem é “reprogramar” o chip do módulo e pronto. Com muita tristeza recebo a notícia, pois o meu módulo continua a agir estranho. Levei para a tal reprogramação e após um mês de uso, voltou a agir de forma errática. O problema persiste no comportamento do “um toque” para subir ou descer o vidro. Normalmente desce com um toque, mas não sobe. Aí, eu parto para aquela programação caseira de segurar o botão do vidro por cinco segundos com a chave no contato. Volta ao normal, mas dura talvez alguns dias. Impressionante que a Ford não tenha a capacidade de mudar de fornecedor. Pior é tomar uma decisão de não trocar o módulo na garantia, mesmo se constatado o problema, punindo o consumidor, obrigando-nos a conviver com o problema ou arcar com a despesa da troca.

Anúncios

2 pensamentos sobre “Alarme do Ecosport: a Saga

  1. Amigo Daniel… acabei de deparar-me com o mesmo prolema que ocorre com vc. Alem é claro de ter passado por um outro problema na bomba de combustivel. fiquei 4 semanas sem meu carro gerando varios transtornos essa tal de bomba apos trocar 3 vezes recebi a noticia que seria a gazolina porém como seria a gazolina se so abasteco com Alcoo? não souberam responder kkkk como sempre agora é esse problema do alarme que nem bipar agora bipa nem para abrir e nem para fechar.
    Teriamos alguma alternativa juridica?

    • Olá, Wilson.

      É muito chato mesmo essa situação. O que posso sugerir é você ir ao fórum de sua cidade e abrir um processo contra a concessionária Ford onde você está fazendo o serviço. Eles chamam de Juizado Especial de Causas Comuns (“Pequenas Causas”). Basta levar o endereço da concessionária e os seus documentos pessoais (RG e CPF). Vá de calça comprida. Não se pode entrar de bermuda ou shorts no fórum. Eles vão lhe perguntar qual a reclamação, abrir um processo, enviar uma correspondência à empresa (de 10 a 15 dias) e marcar uma audiência com o juiz (cerca de dois meses, dependendo de número de processos no fórum). Não precisa de advogado e o serviço é de graça. No dia da audiência, traga documentos que comprovem as suas afirmativas (notas de combustível do posto mostrando que colocava álcool, as notas de serviços e peças da concessionária, o laudo de um mecânico de sua confiança, e-mails trocados com a empresa, nomes de pessoas contatadas, horas etc.). Enfim, qualquer documento que mostre que a sua queixa procede e que a empresa não resolveu dentro dos prazos e da qualidade acertados.
      O Procon seria outra alternativa. Aqui na minha cidade, ele é muito cheio. Mas uma vez atendido, tende a ser mais rápida a resolução do problema. Já o Pequenas Causas serve para reaver dinheiro ou serviços no valor até 20 salários mínimos. O Juiz procura fazer o acordo entre as partes. Normalmente, a Ford envia um advogado para se representar e acertar o acordo. Porém, pode acontecer da concessionária entrar em contato direto contigo após a notificação da Justiça para fazer um acordo. Caso você aceite esse acordo, você deve ir ao fórum e dar baixa no processo. Mas tome cuidado. Se você fizer isso três vezes (entrar e suspender o processo), o tribunal vai entender que você está “coagindo” o réu por meio da Justiça e ela simplesmente arquiva o processo e pode lhe passar uma advertência. Uma vez na audiência, o acordo tende sempre a ser favorável ao consumidor. Se você ganhar a causa e for dinheiro a receber, o próprio tribunal tem um contador que faz o cálculo do valor devido. Enfim, eu acho que vale à pena tentar. Apenas tenha certeza de ter os documentos e testemunhas que comprovem os seus fatos.
      Abraços e boa sorte!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s