Rack de bicicleta Thule 963 e Ecosport

Uma dica para os companheiros que gostam de andar de bike: cuidado com o rack da Thule 963, que vai fixo no estepe traseiro de alguns carros. Este rack não é compatível com a Ecosport 2009 e depois, com certeza. Comprei um recentemente e não consegui fixá-lo no meu carro. Apesar da furação da base do suporte estar correto em relação aos pontos de fixação da Eco, o centro do suporte fica desalinhado em relação ao centro da roda do estepe. Com isso, não se consegue fixar os dois simultaneamente. As soluções que pensei foram: 1) alargar dois furos da base, de maneira que o suporte possa ser fixado um pouco mais baixo e, assim, alinhar-se com o estepe; 2) comprar uma roda de aço que tenha um centro com diâmetro maior, de maneira que a base do rack passe por ele. Eu vi uma Ecosport antiga (com roda de aço) que tinha o rack instalado. Não sei dizer com 100% de certeza se o dono daquele carro fez a instalação sem qualquer adaptação da base, pois eu vi o carro na rodovia. Aliás, foi por conta desse carro que eu acreditei que o rack servia na Eco. Tem um outro rack que eu vi vendendo em uma loja na Praça da República, em São Paulo, que vai sobre o estepe. É bem mais barato que este rack da Thule (que é importado). O problema que eu vi no outro rack é a qualidade do material. Os tubos são finos. Enfim, só queria dar este toque a aqueles que se animem a comprar este rack. Quando eu resolver como eu vou fazer, eu posto aqui mais alguma informação.

31 pensamentos sobre “Rack de bicicleta Thule 963 e Ecosport

  1. Ola Daniel!

    Sou Vinicius e trabalho na área comercial da Thule, e por coincidência cheguei ate sua publicação.

    Realmente para alguns modelos de veículos nacionais que possuem estepe na traseira, a perfeita fixação não é possível sem um tipo de adaptação.

    Isso ocorre pois, por parte das montadoras nacionais, não existe um padrão de fixação para o estepe traseiro.

    Para que o SpareMe 963USA seja instalado corretamente, sua primeira opção esta correta, e já foi testada e aprovada pela Thule.

    Na base de fixação do suporte 963, deve-se alongar o furo, fazendo com que seja possível a perfeita instalação.

    A Thule já identificou este problema a certo tempo, e um projeto para nossa filial dos EUA foi passado para que não haja mais necessidades destes tipos de adaptação.

    Em nosso site possuímos estas informações, inclusive citados os veículos que mesmo com adaptação, não podem ser fixados, veja abaixo:

    Carros cuja instalação e possível: Suzuki Jimny, Chevrolet Tracker.

    Carros cuja instalação e possível, mas precisa de alguns pequenos ajustes: Ford Ecosport, Mitsubishi TR4, Toyota Rav 4.

    Carros cuja instalação infelizmente não e possível: Troller, Coss Fox, Idea Adventure.

    Espero ter lhe ajudado, pois trabalhamos e desenvolvemos produtos para que nossos clientes e parceiros tenham 100% de segurança e praticidade na utilização dos mesmos, e com isso, 100% satisfação.

    Qualquer duvida, estou à disposição!

    • Obrigado, Vinicius, pelo seu comentário. Fico contente de saber que a Thule do Brasil está procurando uma solução para o problema. Compreendo a dificuldade de se produzir um produto que seja “universal”, visto o problema da padronização das furações. De qualquer forma, pelo menos sei que “é possível” instalar mediante a adaptação. Providenciarei o mesmo em breve e posto a foto do produto já instalado.

    • vinicius, sou viciado em bike e a estou trocando de carro… uma das variáveis é “dá para levar minha bike?”… estou em dúvida se pego um crossfox 2011 “modelo novo” ou uma tracker 2009… vi nos posts q a tracker comporta esse thule… vc sabe me informar se no crossfox novo terei problemas???

      • Ola Filipe!

        Infelizmente para o Cross Fox a fixação não é possível.

        Ele possui uma peca que impede a fixação do suporte, com adaptação a solução não fica 100% segura, por isso não a indicamos.

  2. Olá Daniel (ou Vinicius),

    Tenho uma TR4 2006/2007 e estou pretendendo comprar um transbike da Thule nos EUA. O modelo que está disponível nos EUA é o Thule 963 XT Spare Me, parece ser uma versão mais moderna do modelo brasileiro – Thule Spare Me 963 USA. Pelos comentários do Vinicius, o modelo brasileiro precisaria de uma adaptação para instalar na TR4, será que o modelo disponível também precisaria de adaptação?! Se poder responder antecipo meus agradecimentos. Att, Fábio.

    • Olá, Fábio.

      Obrigado pelo seu contato. Não conheço o modelo XT, de maneira que não sei dizer se serve ou não. Por acaso HOJE eu vi o mesmo rack Thule em um TR4 do modelo novo (que tem as entradas de ar nas laterais do motor). De qualquer forma, mesmo que precise de adaptação, ela não é em si difícil de fazer. É apenas chato ter que cortar uma peça novinha. Você viu o meu post aqui com as fotos da adaptação que eu fiz?

      Como o Vinícius disse, o ME “serve” na TR4, mas precisa de adaptação.

      Lamento não poder ajudá-lo mais do que isto.

  3. Ola Fabio,

    O 963USA SpareMe XT já esta também sendo comercializado no Brasil.

    O novo modelo “XT” vem com estabilizador para as bicicletas, mas sua fixação no estepe não muda, ou seja, no caso da TR4 a peca a qual fixaria a capa de acrílico que fica atrás do estepe precisa ser retirada.

  4. Olá Daniel e Vinicius, muito legal a imiciativa de vocês.
    Vocês podem dar uma dica de onde comprar o rack thule 963 para minha eco 2009.
    Moro na região central de SP.
    Um abraço

    • Olá, Evandro.

      Obrigado pelo seu contato! Eu adquiri a minha em Jundiaí, na Mega Bikers (www.megabikers.com.br). Porém, verificando no website deles, não tem mais para vender. Achei em uma loja em BH, a Ciclogiro (http://www.ciclogiro.com.br/webstore/details.aspx?id=1024914) que tem o produto. Em São Paulo mesmo eu não sei dizer onde teria uma loja mais perto. Talvez o Vinicius saiba informar melhor algum fornecedor. Se vc me permitir, eu passo o seu e-mail para o VInicius.

  5. Ola Evandro,

    Bom dia!

    Voce pode adquirir o suporte na loja Thule mais proxima de voce, pois mesmo que a loja nao tenha o produto em estoque a pronta entrega, pode nos solicitar e em dois ou tres dias o produto chega na loja.

    Veja o lojista Thule mais proximo de voce no campo ONDE COMPRAR de nosso site http://www.thule.com.br

    Forte abraco!

  6. Olá Vinícios, valeu pela acessoria!

    Gostaria de saber se o Thule 963XT com 2 bikes força a tampa traseira da TR4, já que é colocada no Step traseiro e quem tem TR4 sabe que a tampa já cede um pouco naturalmente…

    Se puder me dar esse auxílio… Valeu!

    Leandro

    • Ola Leandro, tudo certo?

      Ao desenvolvermos o Thule Spare Me 963XT, o fizemos com capacidade máxima para 2 bikes, pois com maior peso que esse, pouquíssimos carros suportariam.

      Para o caso especifico da TR4, não tenho conhecimento, mas também nunca tivemos na Thule alguma reclamação.

      Sugiro que consulte o manual do veiculo para saber se em algum lugar esta capacidade é especificada.

      Abraços!

      • Olá Vínicius… o tópico é antigo,
        mas estou precisando desta informação…

        Tenho um Eco Esport 2011/2012 e gostaria de saber se
        o suporte 936 ainda necessita de ajustes para a instalação nesse tipo de veículo ou se já foi elaborado algo específico
        pra Eco que não tenha a necessidade de ajuste encaixando
        perfeitamente no eixo com o rack.

      • Ola Clovis,

        Bom dia!

        Necessita sim.

        O modelo mais novo da Ecosport vem com o mesmo sistema de fixação do modelo em linha ate 2010.

  7. Olá Vinicius! Não sei se ainda tem acompanhado esta página, mas vou escrever assim mesmo! Comprei um Crossfox há pouco mais de dois meses e neste mesmo tempo vinha aspirando comprar o suporte Thule 963 xt. Depois de muita espera efetuei a compra por acreditar que o “suporte para este traseiro” seria universal, mas acabei descobrindo apenas agora depois que o produto chegou. Gostaria de saber se existe/foi elaborada uma solução para utilizar o referido suporte no meu crossfox ou vou ter realmente que fazer uma nova compra. Aceito sugestões e agradeceria bastante se puder me responder.

    • Ola Manoalysson!

      Bom dia!

      Caso do Crossfox, o amigo Felipe a algum tempo (topico 3).

      Infelizmente, o Crossfox possui uma “rebarba” que apoia o estepe, o qual impede a fixação de nosso suporte Spare Me.

      Veja que não há um padrão para fixar o estepe na tampa traseira por parte das montadoras, por isso, a peça de fixação do suporte Thule possui uma ampla variação de furos para atender a grande maioria dos carros comercializados no mercado brasileiro.

      No caso especifico do Crossfox, não é o numero de furos para fixação que impede a fixação, e sim esta “rebarba”.

      Voce comprou o produto pela internet?

      Geralmente pode ser devolvido em até 7 dias.

      Forte abraço, e ótimo fds!

  8. Para o Suzuki Jimny (2012)… não força a lataria? Lembro que são 2 bikes com aprox 15kg cada. Isso fazendo uma “alavanca” em um carro que é leve. Existe algum relato da porta ter cedido? Já ouvi falar, mas nunca vi fatos concretos.

    • Ola Matheus,

      Boa tarde!

      O Suporte da Thule é indicado para 2 bikes justamente por não afetar a estrutura do veículo.

      Realmente existem casos onde a tampa acaba cedendo, todavia são alguns modelos para ate 3 bikes oferecido por outras marcas no mercado.

      O Thule SpareMe 963PRO lhe oferece 5 anos de garantia para qualquer problema de fabricação do suporte que venha a ocasionar algum tipo de avaria em seu veículo.

      Forte abraço!

  9. Meu nome é Adolfo e sou proprietário de uma loja de acessórios (AVA Acessorios)
    que comercializa Thule na região de Barbacena MG. Instalamos um SpareMe 963Pro em uma Ecosport 2014 e tivemos que alargar um furo. Ficou perfeito e seguro. Sugiro passar um antiferrugem na peça após o retrabalho para evitar oxidação.

  10. Boa tarde Vinicius,tenho um ecosport 2015 e gostaria de instalar o thule 963.Você sabe se é possível? Se não, existe alguma adaptação padronizada? Obrigado, Flávio

Deixe um comentário

