Acidentes de trânsito

Esta semana eu notei que com exceção talvez de segunda-feira, todos os demais dias eu presenciei algum acidente de trânsito com vítimas. Acidentes que eu vi, não que passaram na TV. Também notei a dificuldade que eu tenho de dirigir hoje em dia. Tenho carteira por mais de 20 anos e nunca tinha sofrido sinistro. Pois bem, este ano, saindo da concessionária onde eu acabara de vender o meu carro como parte do pagamento na compra de um outro, parado num semáforo, tive a traseira arrebentada por um senhor de uns 50 anos que se “distraiu”. Cansei de ver gente com celular na mão, seja discando, atendendo ou mesmo escrevendo mensagens. Eles ficam na sua frente e, de repente, diminuem a velocidade. Também notei a indisciplina de dar seta para trocar de faixa. Deveriam vender seta de direção como opcional. Outra coisa comum é correr a qualquer custo. Andar pelo acostamento, fazer ultrapassagens perigosas, colar na sua traseira e te empurrar até, ter os faróis desrregulados, confiar demais nos pneus em dias de chuva… Imprudência aliada a má sinalização das vias, má conservação das pistas e péssima formação dos condutores acabou criando uma situação perigosíssima. Sei que é triste ver tudo isso e o pouco que se é feito para que isso não cresça e, pior, se perpetue para as novas gerações. Sei que cada dia que passa, andar de carro está ficando uma aventura muito perigosa. Se já não bastassem os roubos, os sequestros relâmpagos, ainda temos que conviver com tanta má educação dos motoristas e pedestres, bem como o descaso das autoridades públicas. Absurdo de impostos nos carros e nos combustíveis, sem falar nas cobranças de pedágios. Se é para pagar pedágio, para quê pagar IPVA?

Deixe um comentário

