Mais sobre consumo na Ecosport 2.0 auto

SensorHá uma semana atrás eu tive a oportunidade de fazer uma viagem de mais de 500 km, sendo que 200 km foi em estrada de pista dupla e ótima qualidade, onde pude manter uma velocidade de 100 km/h sem problemas. Nos outros 300, as condições foram bem piores, em pista de mão dupla, com tráfego muito pesado de caminhões. Eu estava com três pessoas no carro (incluído a mim) e mais uma bagagem leve. Quando não tinha caminhões, procurei manter um ritmo de 100 a 110 km/h. Bom, com um tanque, eu fiz todo o percurso e tomei a média, que ficou em torno de 10,54 km/litro. Foi uma das minha piores médias no meu caderno de anotações. Na verdade eu uso um programa no meu Android chamado Fuel Friend Lite para registrar o consumo do meu carro. O combustível usado foi gasolina e usei ar-condicionado o tempo todo, pois estava chovendo muito e o vidro embaçava com facilidade. Eu confesso que esperava um consumo melhor, em torno de 11 ou até 12. Mas no automático, não tem jeito. Para “informar” ao carro a necessidade de reduzir, é preciso dar um tapa no pedal do acelerador, o chamado “kick down”. Com isso, o giro sobe e, com ele, o consumo do carro. Com as filas de caminhões, era inevitável fazer isso seguidamente. Porém, vale aqui uma pequena nota. Nessa de executar o kick down, em três situações ele “falhou”. Na primeira vez que isso aconteceu, eu perdi totalmente a confiança no carro. Tive que recolher o carro para trás do caminhão e aguardar uma próxima oportunidade. Fiquei muito “bolado” com aquilo. Cheguei a tirar o pé do acelerador e bater forte e rápido até o fim de curso do acelerador por duas vezes e nada… O carro permanecia namesma marcha. Estou para levar à concessionária para ver se isso está normal. Nas outras vezes que eu “testei” novamente o kick down, eu notei que para arrancadas com o carro parado, não tem problema algum. Para os momentos que a velocidade do carro é mais baixa (por volta de 60 a 70 km/h, giro a 1500 a 1800), também não existe problema. Aparentemente, o problema ocorre quando em velocidades ao redor de 90 km/h, quando o giro trabalha imediatamente abaixo dos 2400 rpm. O motor demora para perceber que “pode” (e deve!) reduzir. Assim, das outras vezes, eu tentei sempre andar um pouco mais embalado, fazendo com que o giro já estivesse mais alto (acima de 3000 rpm pelo menos) e mesmo quando o carro não reduzisse de imediato, mantive o pé embaixo, até ele se “tocar” que era para reduzir. Mas não gostei de saber que a transmissão é “manhosa” assim. Espero que seja mesmo um problema do sensor de kick down. Outra coisa que não cheguei a experimentar é pressionar o botão de overdrive on/off para ver se isso forçaria o carro a, pelo menos, reduzir de quarta para terceira. Isso vai ficar para uma próxima oportunidade.

2 pensamentos sobre “Mais sobre consumo na Ecosport 2.0 auto

  1. É bem provável que se você tivesse acionado o botão do overdrive (somente 3 marchas) na pista simples, o carro teria respostas imediatas nas ultrapassagens e talvez um melhor consumo, desde que nos trechos livres você andasse na mesma velocidade citada, apenas “encostando” o pedal do acelerador e eventualmente “desligando” o overdrive.

    • Oi, Alexandre. Eu passei a fazer isso nas ultrapassagens. Fica como uma espécie de “câmbio sequencial” com apenas duas marchas (3ª e 4ª). Mas não gostei da solução, pois o consumo subiu sensivelmente, sem falar da necessidade de prestar atenção no indicador de overdrive desligado toda hora. Não foram poucas as vezes que esqueci de ativar o overdrive de volta. A boa elasticidade do motor “compensa” a falta do overdrive e deixa o carro muito esperto. Claro, penaliza o consumo.

Deixe um comentário

