Serviço em concessionária

FundoMeu carro já passou dos 10 mil. Levei para fazer a revisão aos 8 mil, na verdade, pois já tinha atingido os seis meses. Como indicado no manual do proprietário, levei para a concessionária Ford de minha preferência e procedi à revisão. O atendimento foi cortês, rápido, sem problemas. Entregaram o meu carro lavado, no horário e sem nenhuma complicação. Contudo, no dia seguinte, quando voltava do serviço, fui ultrapassar um carro e, no momento da redução da marcha, ouço um estampido surdo e uma baforada gigante de fumaça branca atrás do carro, como se eu tivesse acionado o “afterburner” de um caça. Como a fumaça estava lá atrás… A princípio fiquei imaginando que não fosse do meu carro. Tinha um carro daqueles “pois é” bem chumbado, uma belina arriada, e fiquei imaginando que talvez a fumaça tivesse saído daquele carro. Porém, no outro dia, ao ultrapassar outro carro, de novo na redução de marcha, novamente o estampido surdo e a baforada de fumaça branca. Olhei imediatamente pelo retrovisor central e não tive dúvidas, era do meu carro. Pensei comigo: “colou as válvulas” ou “deve ter arrebentado a ‘correia’ (aos desavisados, o motor 2.0 da Eco não tem correia)” ou “fundiu o motor”… Mas o carro continuo andando normal, sem alteração da temperatura do motor, sem perda de potência, sem aumento de consumo, sem ruídos estranhos… Cheguei em casa, olhei no piso da garagem para ver se tinha alguma mancha de óleo, puxei a vareta do motor e… droga, estava um dedão acima do limite máximo. Fiquei horrorizado com aquilo… Como é que pode em uma concessionária, o mecânico ser tão “mané” que coloca a mais óleo? Levei no dia seguinte o carro para a concessionária e reclamei com eles. O mecânico veio e pedi para ele checar o óleo na minha frente. Ele falou que precisava conectar o “computador” no meu carro antes. Levou o carro para dentro e ficou por isso mesmo. Fato é que depois, quando vim pegar o carro, o cara veio com a “desculpa” de que o meu carro tinha “desprogramado” a centralina e que, por isso, estava injetando errado o combustível e causando a “queima parcial” do combustível e, portanto, a fumaça branca. Detalhe, alguém já viu a cor da fumaça de gasolina queimada? Queima “parcial” ainda? Quem conseguir ver a cor me avisa, pois eu nunca vi. Insisti no óleo, perguntando. O cara disse que estava só “um pouco” acima da quantidade máxima, mas que tinha nivelado corretamente. Puxei a vareta ali na frente dele para me certificar. Depois eu perguntei quem é que cobriria a contaminação de óleo no meu catalisador, o encharcamento das velas, a carbonização das válvulas e a contaminação da minha sonda lambda. Disseram que a quantidade de óleo queimada foi mínima e que isso não afetaria nenhum dos sistemas. Mas que ainda assim tinham checado as velas e o estado das válvulas. Agora o catalisador e a sonda lambda que são caros… Nada. Fato é que tudo isso podia ter sido evitado se os técnicos tivessem o cuidado de verificar o seu trabalho e não simplesmente seguir o manual e colocar a quantidade indicada de óleo cegamente. Eu já tive altas discussões com os mecânicos quando eu tinha um Golf. Eles teimavam comigo que entrava 4,5 litros de óleo quando se trocava o filtro. Eu dizia que, pelo manual, eles estavam corretos, mas que eu, como dono do meu carro, sabia que nunca entrou 4,5 litros. Que o meu cárter, por algum motivo, era menor. Não dava outra. Sempre sobrava 1 litro, pois só entrava 3,5 litros no cárter e 0,5 do filtro. Assim, caros donos de Ecosport, de olho na vareta do óleo quando fizerem a revisão. Infelizmente, nem nesse pessoal dá para confiar tarefas simples como essas. Ainda mais agora com essa promoção de troca de óleo em 40 minutos. Mais pressa para realizar, menos cuidado no fazer. Claro que não dá para ficar conferindo tudo que eles fazem. Além disso, a ideia toda por trás de levar à concessionária e não à oficina do Seu Zé é exatamente a crença de que eu posso confiar no serviço, que será de maior qualidade. Afinal, o preço é bem maior.

Um pensamento sobre “Serviço em concessionária

  1. amigo, já passei por muitos perrengues com concessionárias, desde motos até de carro… e isso vai persistir enquanto a maioria do povo levar os carros em concessionarias e não reclamar, sei que muitos fazem isso, o negocio é reclamar mesmo, qualquer coisa manda pro procon mesmo, sem dó…

Deixe um comentário

