Lenovo x100e

Recentemente adquiri um novo computador. Produzido pela Lenovo (montado no Brasil), trata-se do modelo x100e. Ele foi lançado no começo do ano passado nos EUA, mas já tinha sido mostrado antes por volta de outubro de 2009. Não vou ficar descrevendo a máquina. Quem quiser, procure o website da Lenovo. Gostaria apenas de comentar uns “pequenos” problemas que tive com esse computador e que podem ser úteis para outros usuários.

Primeiro, ele vem com Windows 7 Professional 32-bits. O lado bom é que não é um Windows 7 Starter. Este Win7 Pro é cheio de recursos e orientado a business. O lado triste é que é uma versão 32-bits. Eu não sabia, mas o Windows ainda carrega um legado de arquitetura. Ele utiliza a área de mapeamento de memória RAM entre 3 e 4GB para controlar dispositivos. Logo, esse trecho não fica disponível ao usuário. Somente a versão 64 bits faz com que este mapeamento de dispositivos fique mais acima, permitindo usar 4 GB de RAM. Assim, apesar deste computador ter dois slots de memória, colocar  dois pentes de 2 GB é inútil, pois apenas 2,75 GB estarão disponíveis do total de 4GB. Os 256 MB até os 3 GB vão para o vídeo compartilhado. O driver da placa de vídeo (um “bom” ATI Radeon 3200) indica 1,3 GB de memória de vídeo! Mas deve ser só número.  Tentei instalar a minha cópia 64 bits do Win7 Home Premium, mas tive problemas. Não consegui instalar o Office 2007 com ele. Depois de muito quebrar a cabeça, vim a descobrir que o problema era o meu disco rígido (HD). Coloquei um Seagate Momentus XT, um disco de 500GB híbrido, com 4 GB de SSD (Solid State Drive). Este HD une a vantagem do preço de um HD convencional com a velocidade de um SSD. Um SSD de 128 GB custa em torno de 600 a 800 reais no Brasil. Infelizmente, existe alguma incompatibilidade na combinação Office 2007 + Win 7 64-bits + Seagate Momentus XT. Entretanto, Win 7 64-bits + Office 2007 funcionou perfeitamente em um HD convencional. Enfim, prefiri ficar com o HD híbrido a ter mais um 1GB de memória RAM funcionando. Mas levem em consideração o fato de que este HD Seagate gira a 7200rpm. Isso implica em uma vibração na carcaça do micro. O que vem de fábrica é de 5400 rpm e não vibra. Para usar o HD Seagate, instalei o Win 7 Pro 32-bits no Seagate. Tudo certo.

Um outro problema que ocorreu tentando instalar o Win 7 64-bits foi de teclado. O x100e tem uma tecla de interrogação e backslash que não é padrão. Se vocês configurarem o teclado para ABNTou ABNT2 com um outro sistema Windows que não o de fábrica, essa tecla não vai funcionar. Para resolver o problema, vocês podem usar a combinação AltGraf + Q para backslash e AltGraf + W para interrogação. Mas se vocês quiserem remapear o seu teclado, é preciso inserir um Valor Binário no registro do Windows. Antes de fazer isso, tenha um backup do seu registro. Usem o programa Regedit acessar o registro do Windows. Criem esse valor binário com o nome “Scancode Map” no seguinte local:

[HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\Keyboard Layout]

Atribua o valor binário:

“00 00 00 00 00 00 00 00 02 00 00 00 73 00 1d e0 00 00 00 00”.

Sim, eu sei. Para quem não faz a menor ideia de como mexer com Regedit, isto pode parecer cantonês… Se você se sente assim, melhor não mexer.

Finalmente, um outro “problema”, pelo menos para mim, é que o processador AMD Neo precisa do ventilador (cooler) ligado o tempo todo. Fica um zunido baixo enquanto o micro está ligado. Se você foi ou é um feliz usuário de um Macbook, provavelmente vai achar este x100e um Boeing 747 decolando. Se você usa um computador desk PC, não vai estranhar e vai até achar silecioso. Logo, é bastante subjetivo dizer se ele é barulhento ou não. Comparado a um netbook HP ou Acer com processador Atom, ele é sim mais barulhento. Por outro lado, o processador tem mais performance que o Atom. Eu tive um N450 e posso dizer que o AMD Neo é mais rápido para os aplicativos que uso. Há muito debate na Internet sobre se o AMD tem um processador pior que o Intel. De fato, este AMD Neo usa uma tecnologia de 65nm contra de 45 nm da Intel. Isso implica em menos GHz (basta ver os valores de front side bus – FSB) e mais consumo de energia. Por outro lado, o preço do chip fica mais barato com a tecnologia 65 nm (dá menos perdas durante a produção dos waffles de silício). Também há um debate em torno da memória cache no AMD. Novamente, difícil dizer qual é o melhor, pois a estrutura das caches da AMD e Intel são diferentes. Um outro aspecto é a diferença de dissipação de potência: 15W no AMD contra os 5,5W do Intel N450 . Mas é a velha discussão dos carros. Não é possível ter um V8 consumindo como um 1.0 e nem se pode pedir o desempenho de um V8 de um motor 1.0. Depende do que o usuário quer. Tenham em mente ainda que um processador i3 Mobile consome 35W. Assim, vejo os 15W como um motor 1.6. Não consome tanto como um V8, mas tem uma aceleração bem melhor que um 1.0. Um fato importante no N450 é que a controladora de vídeo é embutida no processador. Desta forma, você fica amarrado a uma controladora que não é capaz de lidar com filmes de alta-definição (Hi-Def) ou jogos com uso mais intenso de gráficos. Não que isso seja uma necessidade num netbook. Mas se você pensar que até no YouTube existem vídeos em Hi-Def, percebe-se que com o tempo, isso será um padrão. Apesar do x100e ter uma autonomia de bateria bem menor que um Intel, eu preferi potência de processamento com mais portabilidade que um notebook, do que 6 ou 7 horas de duração de bateria. E falando em duração de bateria, eu tive um HP 210-1020BR com bateria de 3 células. Mesmo com um N450 de 5,5W, a bateria dele não durava mais do que 1h20. Assim, tudo é muito relativo. Aliás, lembrem-se que as baterias tem uma vida útil. Normalmente de dois anos. Mesmo que se use pouco a bateria, ela com o tempo vai perdendo a capacidade de carga por degradação do próprio material. Logo, as suas 7 h de bateria, daqui há dois anos, talvez não passe de 2h. Por outro lado, o meu computador vai continuar rápido como era, mesmo sem bateria! Francamente, acho isso uma vantagem, mesmo num mundo onde as coisas ficam obsoletas tão rápido.

Não sou garoto propaganda da Lenovo, mas a escolha deste computador recaiu numa série de detalhes que estão “invisíveis” ao olho nu. Alguns detalhes legais: teclado com alguma proteção a respingos de líquidos; tela de 11,6″ anti-reflexiva e com retroiluminação LED; dobradiças metálicas (a grande maioria é de plástico); dois slots de memória PC-5200; bateria de 6 células; uma porta USB especial que permite carregar eletrônicos (celular, PDA, iPod etc.) mesmo com o computador desligado (mas conectado ao carregador, claro); o melhor teclado em um netbook, bastante ergonômico, full size e com a retirada de teclas pouco usadas que possibilitou o aumento de teclas mais usadas como o SHIFT, a barra de espaços e o ENTER; o ótimo trackpoint, com ótimas teclas de “mouse” (tem gente que não gosta desse apontador, eu sei!); o painel inferior é inteiriço, dando acesso fácil às memórias, HD e demais componentes; os parafusos possuem pequenas presilhas que os seguram ao painel, de maneira que não se perdem quando instalando novos periféricos ou memória; a tela de LCD tem movimento de 180º, o que permite encontrar a posição perfeita para evitar o reflexo na tela; e internamente tem um slot PCI-e que recebe um modem GSM ou CDMA, com o slot para o SIM card e as antenas já instalados. Porém, nem tudo é um mar de rosas. Apenas 3 tipos de modem podem ser instalados: o Huawei EM660 (CDMA), o Qualcom Gobi 2000 (com GPS e GSM) e o Leadcore 5730D (GSM). Qualquer outro modelo, o sistema simplesmente trava no boot da BIOS. Existe alguns internautas que dizem ter instalado modems de outras marcas isolando o pino 20 do cartão. Este pino recebe um sinal que desabilita o cartão. Outros fizeram um flash em suas BIOS. Tentei isolar o pino em um modem Sierra MC8775 sem sucesso.

De qualquer forma, estou curtindo muito o computador!

131 pensamentos sobre “Lenovo x100e

  1. Prezado(a),

    Estava utilizando o Excel e fui fazer algumas configurações no Teclado….. agora não está aceitando que eu digite nada no office.
    Pode me ajudar?

    • Olá, Bruno. Não sei dizer o que pode ter acontecido. Nunca vi algo assim tão específico. Eu entendo que nos outros aplicativos tudo esteja normal, não é? Eu realmente desconheço no Office qualquer tipo de configuração de teclado que poderia causar algo assim. Realmente não sei dizer. Fico te devendo…

  2. Prezado Daniel,

    Gostei do seu artigo até porque tambem tenho um X100e e estou satisfeito. Acabei tendo de re-instalar o Windows 7 versao 32 bit que não é o original que vinha na máquina, esse não funcionou quando tentei a re-instalação. Enfim, agora está tudo certinho excepto a tecla interrogação que não funciona. Segui a sua dica entrando no Registro do Windows e colocar os valores binarios mas mesmo assim a tecla não funciona. Será que esses valores são especificos para a versão 64 ou deveriam funcionar na de 32 também. Qualquer ajuda nessa matéria seria bem vinda.
    Grato,
    Vitor

    • Olá, Vitor.

      Fico contente que também esteja curtindo o seu Lenovo. Sobre a tecla, verifiquei o código e está correto. O que pode ter acontecido é o seguinte: quando se edita um valor binário, aparece uma sequência de quatro zeros juntos logo no começo. Esses zeros não são parte daquela sequência que está no post. Esses quatro zeros são o “endereço” do código que será inserido. Note que os quatro primeiros zeros estão agrupados em quatro e que os demais algarismos hexadecimais aparecem de dois em dois. Conte esses que aparecem em pares e compare com a sequência do post. Também é preciso reiniciar o seu computador depois de modificar o registro do Windows a fim de que as mudanças surtam efeito. Não tem problema ser 32 bits o seu Windows, pois o Windows 7 Professional original que acompanha o X100e é uma versão de 32 bits.

      Se persistir o problema, me posta um print screen dos números hexadecimais que vc digitou no Regedit. Aí dá para saber o que está errado.

      Boa sorte!

      • Prezado Daniel,
        Obrigado pela sua dica, estava faltando um par de zeros antecedentes ao 73. Funciona que é uma maravilha.
        Abs
        Vitor

  3. Daniel,

    gostaria de saber como instalo o windows xp nesse lenovo….acredito que para meu uso seria muito mais conveniente o XP que o seven….

    obrigado

    • Olá, Giuliano.

      Não tem mistério. A forma mas fácil é você ter um dvd-rom externo e proceder à instalação normalmente. A outra forma, mais trabalhosa, é vc criar um pendrive bootável com o XP copiado para ele. Sugiro que você procure pelo Google “install XP flash”. Você vai achar os programas que criam uma imagem do disco do XP e que montam um pendrive inicializável.

      Boa sorte!

  4. Olá
    Muito bom os comentários a respeito do x100e
    Estava querendo saber exatamente isso, opiniões de quem tem o netbook, da experiência de utilização, especialmente das a respeito das limitações e problemas surgidos no dia-a-dia.
    Mesmo já tendo sido lançado o x120e, com mais desempenho e menor aquecimento, duas questões sempre repetidas dos diversos reviews que vi, o x100e ainda continua como uma boa opção para quem não tem maiores exigencias de utilização. Especialmente pela boa relação custo-benefício, considerando todos os atributos que o mesmo possui.
    Valeu!

    • Olá, Ariosvaldo!

      Obrigado pelo comentário! Fico contente de que tenha gostado do post. De fato, eu também acho um ótimo computador! Pretendo ficar com ele por muito tempo. Muito confortável de usar, em todos os aspectos. Ele tem a combinação mais acertada de tamanho de tela, teclado, portabilidade, recursos (HD e memória) e desempenho. Falam um monte dele por conta do processador que tem, mas penso que seja puro preconceito com a AMD. Afinal, a proposta, a meu ver, é outra. Enfim, sempre que posso, eu recomendo aos amigos que querem um segundo computador para viagens.

      Daniel

  5. Amigo, ótimo post em relação ao X100e e o problema da interrogação com sua solução. Fiz uma publicação em meu blog dessa parte, pois tenho um X100e e é muito útil… não tem como usar o S.O que vem nele, muito cheio de coisas que deixa o notebook extremamente lento… formatei e coloquei o Windows Pro mesmo e ativei com o serial que veio nele…

    Lembrando que a publicação que fiz deixei todos os créditos para seu site e com link para ele. Tem algum problema? Abraço

    • Sem problemas, Thalisson. Pode fazer o link. A ideia do meu blog é essa mesma de divulgar a informação. Só para dar os créditos corretamente, a informação da configuração da tecla eu achei em um fórum da HP de um usuário que conseguiu no suporte da própria HP. Não sabia que os seriais do Windows eram assim “intercambiáveis”. Eu imagino que vc esteja falando do Windows 7 Pro, correto?

  6. Olá
    Tenho pesquisado a respeito do X100e e muito tem se falado do seu aquecimento. Pelos reviews, aquece mais que os Atom, que não dá prá trabalhar com o netbook no colo, pelo calor que produz, já que a place que ele possui embaixo é de metal. Mas não vi ainda nenhum comentário de alguém que já está usando por algum tempo, especialmente no Brasil. Sei que é um aspecto um tanto subjetivo mas qual sua opinião, ele esquenta muito a ponto de ficar desconfortável o manuseio? Não dá prá utilizar no colo pelo calor que produz? Abraço.

    • Ariosvaldo,

      Ele esquenta bastante. Não dá para colocar no colo se você estiver ligado na tomada (assim, ele estará a 100% de desempenho), ainda mais se estiver de bermuda. Ele queima mesmo. Só na bateria dá para aguentar ele no colo, admitindo que você tenha colocado o sistema de gerenciamento de energia para otimizar o uso da bateria. Mas justiça seja feita: todos os notebooks potentes que eu tive, nenhum dava para trabalhar no colo por problema de temperatura.

      Teve uma pessoa que escreveu um review do x100e e mediu a temperatura. Ele obteve 49°C no ponto mais quente. Eu não o uso no colo e nem recomendo, mesmo que pudesse, pois a entrada de ar fica na parte de baixo. Nada impede porém de utilizar uma superfície rígida como um livro de capa dura ou uma valise como suporte, desde que se garanta que as entradas de ar fiquem desobstruídas.

      O painel inferior é de plástico, não de metal. Ele recebe um tratamento de pintura cobreada que, suspeito, seja condutível e sirva de “blindagem” do equipamento para ondas eletromagnéticas produzidas pelos circuitos (para não causar interferência em outros equipamentos).

      Daniel

    • Olá, Carlos.

      Como escrevi no final do meu post, aquele slot é para a inserção de um cartão SIM para conexão à Internet por meio de um modem GSM que vai no slot PCI-E à esquerda do SIM. Ele aceita apenas três tipos de cartão PCI-E. Coloquei os modelos que aceita também no post. Mas é preciso atenção, pois mesmo colocando o modem correto, ele pode estar bloqueado para operar com SIMs do Brasil. É preciso que o modem seja desbloqueado para qualquer operadora de telefonia.

      Daniel

  7. Ótimo review xará, coisa de gringo. Estou rodando ele com o W7 Professional. É normal ele dar uns engasgos de vez em quando?

    Ainda estou no período de 7 dias de compra. Estou começando achar que eu fui “premiado”. Ou então, poder ser apenas mal costume meu de sempre ter tido máquinas poderosas e este ser o meu primeiro netbook.

    Aguardo sua resposta. Abraço.

    • Daniel,

      Eu näo tenho como diagnosticar o seu computador sem ver. O x100e é sim mais lento que um dual-core “simples”, não tenha dúvida. E como um outro colega aqui disse, os vários programas da Lenovo ficam pesados nele. Tente desinstalar o que não precisa. Mágica não existe. Talvez um XP lhe dê um desempenho de usabilidade melhor. Se for para navegar e usar messengers, não vejo problemas de usar um XP. Ou mesmo o Ubuntu para netbook. Ele é muito bom. Duvido muito que vc encontre um netbook mais rápido que este por esse preço. Ou experimente instalar um HD SSD. Desempenho extra garantido por 800 reais a mais. Enfim, como disse no post, desempenho de V8 de um motor de Fiat Mille não existe.

  8. Excelente review do x100e amigo!
    Muito esclarecedor e detalhado, estava procurando a tempos por algo assim na net sobre esse equipamento! Estava na dúvida se vale a pena comprar um netbook (que no meu caso seria para usar internet, alguns filmes e músicas) e dentre os fabricantes e configurações disponíveis o x100e foi o que mais me chamou a atenção. Depois deste teu review tenho a certeza de que será uma ótima aquisição! Grato!

  9. Uma última dúvida: a saida de vídeo D-SUB desse equipamento. Qual a resolução máxima obtida? Possuo uma tela 1920×1080 e gostaria de saber se ele dá suporte a tal resolução através da saida D-SUB ou se envia somente a 1366×768 nativas de seu LCD. Grato!

    • Não testei, Toledo. O hardware é capaz, mas a saída VGA não é um HDMI, isto é, é analógica. A qualidade talvez não fique super. Além disso, é preciso fazer um “fine tunning” do drive da placa de vídeo e alguns players de vídeo podem ter CODECs que não tiram vantagem da aceleração de hardware para hi-def. Eu particularmente não testei.

      P.S. (07/03/2011): conectei à minha TV via cabo D-Sub e obtive 1920 x 1080. Tem resoluções maiores disponíveis. A imagem ficou boa para assistir a um filme. Mas a limitação do sinal analógico é perceptível.

      Daniel

  10. Belo review/depoimento! Sempre fui fã dos ThinkPads e estou muito satisfeito com meu X100e. Antes de comprar, pesquisei muito sobre o equipamento (estava em dúvida entre o Lenovo e um Asus 1201T, que possui o mesmo conjunto AMD/ATI – acabei comprando o Asus para a patroa)… Como você, abri mão da questão da temperatura e autonomia da bateria pela ótima construção física e grande possibilidade de expansão.

    E a máquina não para de surpreender! Outro dia vi que conseguiram fazer o X100e rodar com 8Gb de ram em dual channel (http://forums.lenovo.com/t5/X-Series-ThinkPad-Laptops/x100e-RAM-upgrades-sizes-and-speeds/ta-p/2440260, agora tenho essa boa notícia acerca do modem PCI-e… achava que a porta vinha desabilitada de fábrica! Pode me informar onde conseguiu comprar os modens?

    Em tempo, uso meu X100e em dual-boot: Ubuntu 10.04 LTS e Win7 Professional!

    • Olá, Daniel.

      Fico contente de que tenha gostado do post. Eu não comprei os modems. Eu sei que estes servem pois são os únicos que a Lenovo disponibiliza drivers para. Porém, eu pensei sim em comprar um modem para instalar. Achei na Amazon.com o modelo Gobi 2000 da Qualcomm. O preço é salgado, cerca de US$ 130. Existe no próprio website da Lenovo americana uma loja virtual para adquirir o modem. Eu não comprei porque não sei se o modem vem desbloqueado. Esse é um grande problema. Por ser GSM, provavelmente é AT&T. Sim, o slot está ativo, pois a BIOS travou o processo de boot quando inseri uma placa não autorizada.
      Li um report que fala que o código das placas autorizadas estão gravadas em uma memória CMOS (volátil) e que pode ser alterada por meio de um programa em assembler simples, sem ter que alterar a BIOS original. Não experimentei.
      Eu uso uma importadora muito boa em http://www.mercadodireto.com. Eles têm uma loja em Miami e escritórios no Rio e em São Paulo. Todo dia vem um container deles para o Brasil e o processo de aduana deles é muito rápido. Os impostos, frete e seguro já estão embutidos no preço final calculado. Eles compram de qualquer loja nos EUA e eles fazem a compra como pessoa jurídica lá. Todos os produtos que comprei chegaram em minha residência em 15 dias corridos da compra.
      Finalmente, também uso Ubuntu na minha máquina, mas fiquei curioso em explorar a capacidade de virtualização por hardware do AMD e experimentei o Virtualbox da Sun. Instalei o Ubuntu em uma instância do Virtualbox. Funcionou sem problemas!

      Abraços,

      Daniel

    • De nada, Tell! Se for compra o computador, o Carrefour estava com um bom preço, R$899. Acho que ainda dá mais desconto se for pagamento à vista. Dá uma olhada lá.

  11. Olá Daniel, eu queria fazer uma pergunta bem noob para vc, o ThinkVantage Tools que vem instalado no OS do note é uma pocaria e virtualmente impossivel de remover sem formatar, e ele buga os atalhos de pastas na Barra de Tarefas

    Sinto que vou ter que formatar o windows, mas estou preocupado com as teclas que vc falou deixarem de funcionar, e ñ sei mto bem como mecher em registros, por acaso vc conhece algum tutorial simples que possa ajudar?

    • Guilherme, eu não tenho nenhum tutorial para isso. Mas experimente colocar no Google as palavras “regedit” e ” tutorial”. Você deve encontrar algo simples para lhe ajudar.

  12. Parabéns Daniel pela ajuda na minha decisão de compra. Estou naquele dilema da uma formatação para eliminar alguns erros que este Seven tem.(pelo menos o meu). Referente ao teclado, sobre a “?”, você chegou a olhar no site da lenovo os driver para o X100E, que poderia corrigir o problema, sem precisar mexer no regedit ? Existem varios drivers no site para o X100E, como sou um pouco leigo ainda neste notebook, saberia algum daqueles drivers, que poderiam resolver este problema.

    • Obrigado, Fábio! Fico feliz que tenha gostado. Quanto aos drivers, nenhum que está lá no website da Lenovo resolve. Somente com o Windows que vem com o equipamento. Infelizmente não tem um drive de teclado para isso.

      • Pocha acho que estou premiado, coloquei o CPU Meter para ver o uso do processador, e o mesmo não sai do 100% de uso, mesmo não deixando nada aberto, ele não abaixa. Tenho um prazo até 4ª feira para instalar um XP da vida e verificar o problema se persiste.

  13. Daniel pela sua experiência, vou formata-lo e gostaria da sua opinião. Quero deixar a máquina 100% rápida e estou na dúvida de qual S.O. seria adecado para instalação, o XP ou Seven Pro 32 ou Seven Ultimate 32. Agora o mais importante, quais drivers que não poderiam ficar de fora para uma nova instalação?

    • Fabio,

      Rapidez por rapidez, o XP é mais leve. Porém, os 2GB de RAM vai ser meio inútil, pois o XP perde mais tempo gerenciando a memória do que tirando partido dela. Logo, não vai fazer muita diferença no desempenho geral da máquina. Quanto aos drivers, todos devem ser incluídos. O que pode ficar de fora são alguns aplicativos da Lenovo que são menos úteis. Qual tirar? Bom, olhando simplesmente a lista de programas, eu não instalaria o ThinkVantage Communication, Rescue & Recovery, Conexant Audio, ThinkVantage GPS, Thinkpad Power Management, ThinkVantage Toolbox, UltraNav Utility, Thinkpad Mobile e PC Doctor. Note que a falta do Power Management vai implicar num processador a 100% o tempo todo. Logo, rápido, barulhento, quente e com baixa autonomia de bateria.

  14. Olá Daniel,

    Em relação a configuração do teclado, segui os passos que vc mencionou atentando aos zeros “0000” conforme comentário de Vitor, mas mesmo assim não resolveu. Meu Notebook é CCE Win. O que pode ter ocorrido?

    • Daniel, mas funcionou, o problema é que ficou configurado na tecla do Ctrl da direita, mas a tecla a ser configurada fica ao lado esquerdo do Ctrl e a direita da Alt Gr. Ou seja, a configuração não foi feita na tecla correta (para o meu teclado). Neste código especifica o endereço da tecla no teclado? Tem como configurar para esta tecla?
      Obrigado!!!

  15. Oi Daniel, fiz tudo o q era possível e meu teclado não funciona direito… acabei ligando pra lenovo e vão mandar um técnico na minha casa pra trocarem o meu teclado pq descobri que veio no formato americano….. bjos

    • Nossa, que estranho. Como pode vir um teclado errado de fábrica… Enfim, fico feliz que vão fazer a substituição. Beijão para ti também!

  16. Prezado Daniel, parabéns pelo artigo muito completo. No entento permanece uma dúvida da leitura. Para utilizar os 4Gb de RAM você instalou um windows 7 64 mas você precisou substituir o HD do equipamento? E,finalmente, funcionou com 8Gb? Obrigado

    • Olá.

      Para poder utilizar os 4GB, é preciso instalar o Windows 64 bits. O HD original do equipamento comporta esta versão de Windows sem problemas. A incompatibilidade acontece com Windows 64 bits + Office 2007 + HD híbrido. Não testei com 8GB. Mas já li em fóruns que roda e ainda em DDR (Double Data Rate).

    • Carol, cada Windows tem o seu próprio código serial. Assim, o serial do Windows que veio com o Lenovo, que é 32 bits, não vai ativar uma outra versão 64 bits. Isso só acontece se você comprar um pacote Windows 32 e 64 bits (dois DVDs), na mesma caixa. Mesmo neste caso, só acontece uma única vez. Se você instalar o Windows 7 32 bits e ativá-lo, você não poderá utilizar mais o mesmo serial para o DVD de 64 bits. A Microsoft te dá o direito de escolher a versão, mas uma vez escolhida, não se pode ativar o outro produto.

      O que vem com o Lenovo é uma versão OEM, customizada. Tem um colega que diz que conseguiu ativar um Windows XP Pro utilizando um serial do Windows 7 Business. Mas eu mesmo não tentei. Até onde sei, não é possível.

  17. Olá Daniel.
    Gostei muito do seu post sobre o x100e.
    Comprei ele faz umas duas semanas, e até agora ele superou todas as minhas expectativas.
    Consegui até rodar o AutoCad 2011 com um desempenho razoável, coisa que não conseguia num Atom.
    Eu gosto muito de usar ele pra ler livros em PDF, pois ele te tamanho e tela perfeitos para isso. A bateria, navegando na internet, MSN, com WiFi ligado, dura em média 4 horas.
    Quanto ao aquecimento, é verdade que quando liga no na tomada ele torra, não é possivelmente ficar com ele no colo, mas na bateria, não sinto nenhum incomodo em usar ele no colo.
    Instalei o XP para testar, não vi diferença no desempenho, mas a bateria durou menos tempo, não sei o por que.
    Bom por hora é só.
    Ah, com ele ligado na tomada, consegui rodar, Call of Duty Modern Warfare, Urban Terror, Need for Speed Carbon, belezinha…

    • Oi, Vagner! Obrigado pela contribuição! Legal que curtiu o Lenovo. Eu também notei que usando na bateria ele não esquenta tanto. O problema do XP é que ele gerencia mal mesmo o uso da bateria. Nesse quesito, com certeza o Win7 é melhor. Eu não sou exatamente um gamer. Mas conheço alguns dos games que você citou. Eu não sabia que a placa gráfica era suficiente para Need for Speed. Valeu a dica!

      • Então, só consegui rodar o Carbon, já o Pro Street ja não ficou legal, mas para jogar, e bom umas daquelas bases com cooler, pq ele esquenta muito chegou a mais de 80 graus.
        Ontem estava lendo uns livros, a bateria aguentou 5 horas e meia de carga, mas com o Power Use no minimo e a tela no menor brilho, wifi desligado, só o PDF rodando.

  18. Uma dúvida sobre a temperatura. Eu instalei o programa Speed Fan, para monitorar a temperatura do processador. Eu uso normal, ele fica entre 47-50 graus, mas e so por um vídeo que ja vai para quase 80 graus. Vocês já fizeram essa medição?
    Eu estou achendo muito quente, será que e normal?

      • Nossa, bateu o recorde do Athlon Xp.kkkkkkkk
        O problema é o desgaste dos componentes.
        O negócio e esperar pra ver.
        Ah, meu chefe ficou com inveja e vai comprar um Note desse também.kkkkkkkkk

  19. Este Post já é o Body of Knowledge do X100e!

    Sobre a temperatura, o mais curioso é que o Asus 1201T, que possui os mesmos processador, GPU e chipset do X100e, dificilmente ultrapassa os 60 graus. Como a placa-mãe do X100e é fisicamente menor e de construção mais complexa (slot WWAN, dois slosts p/ RAM, bluetooth, etc), será que isso custa uma pior eficiência energética?

    Também penso no impacto de toda essa temperatura nos componentes e, principalmente, na carcaça.

    Em tempo, o X100e voltou à venda no Carrefour, mas agora por R$ 999,00.

    • Hum, pode ser que sim.
      Acho que se ele tivesse um cooler um pouco maior, a temperatura seria melhor controlada.
      Mas isso o deixaria mais barulhento, gastaria mais bateria, e provavelmente ficaria maior.

  20. Daniel, boa tarde. Também adquiri um x100e e estou muito satisfeito. Entretanto, gostaria de formatá-lo e instalar uma versão do windows 7 que eu tenho no pendrive. Até coloquei o pendrive e dei boot mas parei quando me foram apresentadas 3 partições no HD. Posso excluir todas as partições e criar uma nova com a capacidade do HD e instalar o windows que eu tenho, Desculpe a falta do símbolo de interrogação, é que estou usando o x100e pelo ubuntu 10 e não sei como configurar essa tecla específica. Parabéns pelos seu site e pela dica para o teclado no windows 7. Abraços.

    • Oi, Nelson. Uma das partições é onde está guardado o “disco de instalação” da Lenovo (o Windows da Lenovo com os drivers e aplicativos). Só apague as partições se você já fez um backup de recuperação (um disco de boot e um disco com o sistema e aplicativos) do seu computador. Se você apagar a partição sem esse backup, você perderá o Windows original da Lenovo. Fora isso, não tem problema algum apagar as partições. O Lenovo vem com um aplicativo em seu ThinkVantage chamado Rescue & Recovery. Essa é uma maneira de fazer um disco de recuperação eficiente. Vem de graça no seu Lenovo. Procure por ele ou baixe pelo website da Lenovo.

  21. Com o Ubuntu esse Netbook fica animal, com direito a todas as animações “Aero”, instalação sem problemas com tudo 100%. Mas vem cá, aonde eu consigo comprar esse Qualcom Gobi 2000?

    • Olá, Alan. Realmente fica muito bom com o Ubuntu. Antigamente tinha um pequeno problema de drive da placa de wi-fi, mas já está resolvido. Bom, o modem só vi nos EUA, por 120 dólares. Aqui no Brasil não achei.

  22. Eu comprei esse notebook e estou com duvida sobre como conservar a bateria. Será que ela vai estragar mais rápido se eu deixar conectado na tomada o tempo todo ou é melhor retirar a bateria? Será que ele possui algum tipo de “inteligêcia” para cortar a carga e manter a alimentação direta quando a bateria está completamente carregada? Obrigado.

    • A Lenovo tem em seu pacote um programa gerenciador de energia (bateria). Esse gerenciador resolve este problema para você. Ao detectar que você está há vários dias usando o computador somente conectado na parede, ele não deixa a bateria carregar a 100% o tempo todo, exatamente para evitar danos a ela. Ele permanecerá a 95% no máximo. Obviamente, ele lhe avisará que está fazendo isso de propósito. Logo, não se preocupe se a carga não for a 100% no gauge. Pode deixar ligado direto na parede, sem problemas.

  23. Boa tarde
    Primariamente parabêns pela iniciativa, ficou muito bom, esse tópico.
    Por favor, ainda tem a referência ou como realizar o procedimento de isolar o pino 20 da placa de 3g/gps? consegui comprar uma gobi2000 no ML, mas para minha surpresa, ela foi retirada de um HP e não está funcionando no lenovo x100e
    muito obrigado e agurado contato

    • Olá, Augusto. Sobre o procedimento, dê uma olhada neste link. Note que é o pino #20 e não o #13. De qualquer forma, eu estranho MUITO o fato dessa placa não ter funcionado. O que surge na tela? Aquela mensagem de hardware não autorizado? Você sabe se essa placa está desbloqueada? Nos EUA, ela é normalmente da AT&T e vem bloqueada…

      • Daniel, consegui isolar o pino 20, porém a placa so instala com os drivers da HP (é reconhecida como hp2024), e portanto não é reconhecida pela central de conexões da lenovo (Fn + F5), portanto não tem como eu aproveit-la para o que estava planejando, que era o gps da lenovo, fica o aviso aos demais usuários do X100e. Porém há luz, achei a placa a venda no ebay por 85 dolares + 30 de frete. Uma coisa muita importante a ser observada é que a placa que pode ser usada nos lenovo, tem no fim da referencia um “L” e que eu comprei tem um “H”. Espero ter ajudado de algma forma. abraço Daniel, parabêns pelo blog

      • Ave Maria… É brincadeira esse detalhe. Eu verifiquei uma placa na Amazon definido como “by HP” e de fato tem um código UNDP-1H. Eu também encontrei este fórum de discussão sobre o Gobi 2000, não sei se você já viu. O link está aqui. Um problema de compatibilidade entre BIOS e a placa.
        De qualquer forma, obrigado pela informação!

      • Eu vinha namorando esta placa no e-Bay, mas confesso que não sei se entregam aqui no Brasil.

  24. Eu vou comprar, mas não agora… Daí volto para dar o feedback sobre a placa da lenovo,
    (o vendedor do ebay é de israel, e so tem qualificações positivas e o BR está na lista de países que ele manda, assim que folgar um pouco vou comprar)
    abraço
    P.S. também estou pensnado em adiquirir um ssd para x100e, será que vale o investimento?

    • Augusto, eu coloquei um SSD da OCR Vertex II. Tem diferença, mas pelo preço do investimento, confesso que esperava mais. O benchmark de websites de hardware (como o Tom’s Hardware) mostra algo como 10x mais rápido em termos de acesso. O consumo em si também não é muito diferente de um HD normal. A minha bateria continua durando praticamente o mesmo que antes. O meu Lenovo tem alguma coisa com relação ao gerenciador de energia que “segura” a máquina. Não sei se ele fica o tempo inteiro checando o estado das baterias, ou o que é… Inclusive, há momentos que eu sou obrigado a conectar o carregador só para ele “sair” desse modo de “baixa performance”. Já atualizei driver, já coloquei o gerenciador da própria Lenovo, já deixei o próprio Windows gerenciar… Mas não resolveu definitivamente. Assim, francamente, eu não recomendaria.

      • Bom saber disso! Iria comprar para ver se extendia a duração da bateria… Pelo visto ficara no bom, velho, pesado barulhento e não tão gastador HD! hehehe
        Engraçado eu acho o x100 bem esperto, minha máquina principal é um Phenom X6 overclocado + 8GB RAM + 6970… e sinceramente… so noto diferença em multitarefa, tipo foi decompactar algo e pensei que ele tinah travado, mas era o processador em 100%… estou usando ele com 4GB RAM e instalei o seven x64, usando seu macete para abilitar a “?” no teclado, nem usei em x86…
        Muito obrigado! boa semana

      • Me expressei mal no comentário anterior. A máquina é sim rápida. Ela só fica assim quando estou na bateria, no primeiro boot dela. Depois do primeiro boot, deixo a máquina em hibernação e tudo fica normal. Mas o primeiro boot só na bateria é sempre uma lentidão inicial. Atenuou depois que deixei o Windows gerenciar a energia. Mas aí não tem o sistema de prolongamento de “vida útil” da bateria que o driver da Lenovo tem. Se você fica muito tempo só conectado na parede, ele não deixa a bateria ficar 100% carregada, mas limita a 95%. Mas ele só faz isso se percebe que você está há vários dias funcionando na energia da parede.

  25. Olá Daniel.
    Parabéns por fornecer informações que possibilitem a troca de experiências.
    Recebi um X100E de minha empresa e, ao ligá-lo verifiquei que estava um pouco lento na inicialização. Posteriormente, após tentar atualizar o Win 7 Pro, encontrei dificuldades. Fiquei surpreso ao tentar atualizá-lo e não conseguir de imediato, sendo orientado pelo suporte da Lenovo a reinstalar o SO, que está disponível no próprio note. E ao que parece, não fui o único a observar que tal procedimento não funcionou, travando tudo (fato não solucionado pela Lenovo, afinal, o modelo não apresenta suporte aos finais de semana, o que considerei péssimo). Conclusão, teve que sair na unha, após consulta a vários sites, que como este, auxiliam e muito usuários que se dispõem a procurar um pouco.
    Após isso, mudei imediatamente o conceito inicial a respeito do note.
    Agradeço o compartilhamento de informações/opiniões.

    • Apenas a título de comentário, o primeiro boot (depois que sai da caixa) de qualquer computador é sempre mais demorado. Nesse momento, o sistema instala pela primeira vez vários aplicativos, procura por atualizações, atualiza o registro do Windows, faz um ajuste fino das configurações… Assim, não estranhe que nas primeiras inicializações o computador seja extremamente lento. Isso pode durar pelos primeiros 5 a 10 boots seguintes. Lembro que o meu Windows 7 atualizou só no primeiro boot 77 pacotes da Microsoft.

  26. Olá Daniel, boa tarde! Adquiri este modelo no Carrefour há 4 meses e depois de trocar 2 vezes por problemas no hardware dele fiquei com o modelo pois o achei perfeito para meu uso e o preço estava ótimo… O caso é que agora fui contemplado com outro defeito: uma falha no HD sinalizada pelo SMART como iminente e enfim tenho que substituir a unidade. Não pretendo enviar para assistência mesmo estando em garantia para evitar mais dissabores e resolvi trocar o HD por minha conta. A Lenovo já me enviou os dvd’s de restauração dele e pretendo usá-los para reinstalar o SO original (W7pro32) já que não possuo outro disco. Pelo que li nos comentários anteriores e em seu post você trocou o disco por um hibrido SSD da Seagate que me interessou muito. Hoje você ainda faria a troca por ele ou ficaria num hd convencional mesmo? Antes de mais nada parabéns pela análise e obrigado por compartilhar suas informações.

    • Olá, Fabio. Obrigado pela sua mensagem. Só para te deixar mais relaxado, eu já comprei um netbook HP e ele também deu problema no HD semanas depois. Assim, acontece mesmo esse tipo de defeito. Eu não trocaria o HD pelo híbrido. Apesar da performance melhorar sensivelmente, esse híbrido que sugeri no post é de 7.200 rpm e vibra muito. Fica desagradável digitar no netbook, sem falar no zumbido do “spin” do disco. Fique com o convencional mesmo. Um outro colega aqui me perguntou sobre o SSD puro e também não recomendei. O preço ainda é proibitivo e a performance não melhorou tanto quanto eu imaginava, nem em termos de tempo de acesso e nem em economia de energia.

  27. Daniel, boa noite. Criei coragem e formatei o meu x100e excluindo todas as partições e instalando o Linux Mint 10. Agora sim posso dizer que estou satisfeito com o desempenho do note. Inicia em menos de 20s, a bateria dura mais ou menos 4 horas, e para configurar o teclado dele é só ir em Preferências, Teclado, Layouts, e colocar como modelo IBM Thinkpad R60/T60/R61/T61 que todas as teclas são devidamente reconhecidas. Acredito que essa configuração de teclado sirva em outras distribuições linux. Ah sim, para desligar demora menos de 5s. rsrsrs
    Abraços.

  28. Daniel, primeiramente gostei muito do seu “diário”, nunca vi tantas informações específicas sobre um equipamento, sou bem leigo em informática, tenho um X100e para usar no serviço, quis instalar o Windows 7 Ultimate, contudo, o Wi-fi e o bluetooth não estão mais funcionando, peço encarecidamente orientações ou o envio dos drivers ou arquivos necessários (e-mail).
    Obrigado antecipadamente e parabéns pelo site.

  29. Olá Daniel, um elogio a mais nunca é demais, Obrigado pela dicas sobre o x100. Comprei o meu semana passada afim e substituir meu velho combatente acer one de mais de 2 anos de uso. Fiquei mais animado com os comentarios de todos, realmente, a maquina tem o melhor custo beneficio em se tratando de net book. Agora é esperar para eu apreciar o potencial do equipamento pois, como o antigo acer, este tambem vai sofrer na minha mão. Abraço Raniele

  30. Oi Daniel e galera,

    Só para quem estiver interessado…..instalei uma placa da Qualcomm (Gobi) no meu X100e e funciona perfeitamente com o chip 3G da Claro, na verdade melhor que o modem/stick original da Claro.
    Abs

  31. Oi Daniel e galera

    Há duas semanas baixei o windows 8 release que vence em março de 2012, instalei no lenovo. Fantatisco ficou a máquina, no inicio a gente estranha um pouco por se diferente mas depois, realmente o not ficou muito bom, mais rápido que o windows 7, a bateria está durando em média 5 horas, (Usando office, internet msn e skype) o hardware foi todo reconhecido. Querem deichar ainda mais personalisado seu X100e, recomendo instalar o windows 8. Observação é que o teclado fica desconfigurado. A solução é copiar o codigo abaixo para o bloco de notas e salvar o arquivo como portcode.reg, depois é só da dois cliques e o teclado ta configurado. Este arquivo inclui o codigo no registro que faz a configuração necessaria. Esta forma serve tambem para aqueles que formatam o not com windows 7 e o teclado desconfigura.
    Abraço a todos

    codigo:

    Windows Registry Editor Version 5.00

    [HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\Keyboard Layout]
    “Scancode Map”=hex:00,00,00,00,00,00,00,00,02,00,00,00,73,00,1d,e0,00,00,00,00

      • Me mantenha informado. Se funcionar, compro um também. Você usará uma importadora ou vai fazer direto com a loja?

      • Vou comprar direto do DX.

        Recentemente, comprei uma placa de video ATI 4350 (35 dólares!) por lá e estou muito satisfeito. O mais crítico é o tempo de envio, que fica próximo de 60 dias.

      • Esquece o que eu disse aí embaixo! Agora que eu vi que é uma empresa de Hong Kong, de importação direta…

        Caso você tenha interesse, eu uso a Mercado Direto para fazer as minhas compras. Sai sim mais caro, por conta dos impostos. Mas NUNCA levaram mais do que 15 dias para entregar, contado do meu pedido com eles até a entrega na porta da minha casa. Só funciona para compras nos EUA (Vi que a DX opera da California no caso do Brasil). Melhor ainda que você pode pagar em reais, valor fixo, com 5% de desconto se pagamento à vista, sem qualquer pagamento de IOF no cartão (6,38%) e da taxa de compra internacional cobrada pelo bandeira. Eles fazem o desembaraço da alfândega, pagamento dos impostos e envia por Sedex quando o produto chega no Brasil. Fiz o cálculo é dará 209 reais pela placa. Já comprei muita coisa com eles, inclusive uma câmera semi-profissional e lentes. Pode confiar, apesar do design “feio” da página deles.

      • Rapaz… Acabei de achar um link de suporte no website da Lenovo e EXISTE DRIVE para essa placa. É um drive lançado este ano em 2010. Só tem um problema: precisa instalar um controlador da Vodafone ou AT&T antes de instalar o drive da placa. A dúvida que fica é se vai funcionar como modem desbloqueado ou não. Clique neste link para ver o artigo na Lenovo.

    • Valeu, Vitor, pela informação! Você acabou confirmando para mim uma informação importante: para o Lenovo vendido no Brasil, o “part number” do modem que funciona é o 78Y1399.

      Obrigado por compartilhar com a gente a sua experiência!

  32. Caro Daniel,
    Usei um notebook destes entre Agosto de 2010 e Julho de 2011 quando estive trabalhando nos EUA. De volta ao Brasil, utilizei-o somente em viagens, pois uso um desktop em casa.
    Na minha experiência, de usuário de aplicações simples, como processador de texto e web, uma vez que o computador acaba de digerir (lentamente) todo o processo de inicialização, o funcionamento é bem melhor do que o dos netbooks que andam por aí.Talvez a inicialização no meu caso seja prejudicada pelo zonealarm, que utilizo. Inicializar na bateria, nem pensar.
    Além da inicialização demorada, notei o problema de aquecimento excessivo. Nos EUA li alguns comentários nos quais o x100e foi apelidado de “lapburner”. Utilizei-o sempre com quatro pés de borracha que o mantinham sempre acima da superfície de apoio e nunca no colo, melhorando a ventilação. As notícias são de que este problema foi resolvido no modelo lançado este ano pela lenovo, o x120e, que é inclusive mais rápido segundo as avaliações da imprensa especializada.
    Meu problema é que recentemente o meu x100e parou de dar sinal de vida. Pressiono o botão de ligar e nada acontece. Tentei sem a bateria, pedi um carregador emprestado (rigorosamente igual ao meu) para verificar se o problema estava nesta peça, e não foi diferente. A garantia da Lenovo já expirou e tenho uma garantia estendida comprada na loja americana, vou entrar em contato com eles para ver como funciona, estando eu no BR.

  33. olá eu comprei um notebook lenovo g745 ele vei com a versão starter pre istala so que eu atualizei o meu windows para utimate e ai mostra que o meu windows não e genuino e alen de tudo ese notbook não roda o sony vegas 5,6,7,8,9,10,11 nenhuma versão disponivel

  34. Boa TARDE, Daniel!

    Antes de lhe escrever aqui a minha dúvida, gostaria de lhe informar que eu também fui mais um que teve “problemas com a bendita tecla de interrogação nossa de cada dia”! Graças a você, e a Deus, tudo funcionando perfeitamente bem agora! Só gerar o código binário no Regedit do Windows, e pronto. Tudo certinho!

    Bem. Vamos lá!

    Minha questão de agora é com relação a uma atualização remanescente do próprio progama de updates da máquina (ou seja: o ‘System Update’, da própria Lenovo.)! Eu instalo, instalo, instalo, e instalo “LE Novo” (de novo! Rs…), e nada! A cada nova reinicialização do Windows, lá está ela aqui na minha tela novamente… O correto é que depois que a gente instala uma coisa, ela não apareça nunca mais para nós como algo que ainda não foi atualizado. Então, como você me auxiliaria aqui?

    Desde já, muito grato pela atenção!

    Heinrich

    P.S.: Sou também MAIS UM Usuário-Proprietário do X100e ultrasatisfeito aqui com minha mais nova aquisição (Presente de Natal, do ano passado.): meu querido e ultrafuncional, perfeito para TODAS as minhas necessidades. Meu Lenovo PC ‘ThinkPad’ X100e!

    • Olá, Heinrich.

      Fico feliz que esteja gostando do computador. Eu gosto muito do meu também e, apesar de não ser um dual-core, nem ter processador Intel, é uma máquina excelente! Sobre a sua dúvida, isso acontece quando foi realizada uma instalação que não foi bem-sucedida. Já vi isso acontecer com o update de Windows XP, do Adobe Flash, de Service Packs… O que desencadeia isso, em parte, é o fato de realizarmos um update em uma máquina que acabou de ter alguma instalação anterior e que a máquina não foi reiniciada. Enquanto o computador não é reiniciado, as atualizações podem ficar com alguns processos pendentes. Para resolver, eu sugiro você procurar o ponto de restauração (via o próprio Windows) anterior à data que deu problema e faça a restauração. Depois de feita a restauração, faça um reiniciar novamente, só para garantir que todos os updates foram completamente instalados. Depois, volte a tentar a instalação do update que deu problema. Se isso não funcionar, aí é preciso reinstalar toda a máquina e tomar o cuidado para que TODAS as atualizações sejam feitas de tal maneira que você reinicialize a máquina a cada uma delas. Obviamente, as de Windows, quando baixam várias atualizações simultaneamente, não é preciso tomar esse cuidado especial, pois a Microsoft se encarregou de pensar sobre isso. Porém, com updates de terceiros (o caso da Lenovo), instale um componente de atualização e depois reinicie a máquina. Faça um de cada vez. Sim, é um saco fazer isso para cada uma, mas você garante que todo o script de instalação correrá completamente. Espero que funcione para você.

      Abraços,

      Daniel

      • Mas eu sempre reinicializo a máquina no exato momento em que cada bloco-seqüência de atualizações (do próprio Windows) termina/conclúi, Daniel.

        Justamente por TODAS as Atualizações (do Windows 7 dele, padrão, de 32-Bits.) terem sido 100% Concluídas, é aqui mesmo que lhe baseei a minha dúvida. Faltou mesmo essa única (e última) atualização remanescente, do “System Update”, da Lenovo…

      • Bom, tenha em mente que a atualização da Lenovo parte do pressuposto que você está com a versão original do Windows 7 Professional 32-bits. Além dessa especificidade, o Windows 7 que vem com a máquina é modificado. Não é o mesmo que você compra na loja. Eu sugiro que não faça essa atualização caso o Windows que você instalou seja outro.

  35. Pessoal, por ter comprado um novo equipamento, estou colocando meu X100e (apenas 11 meses de uso à venda).

    Ainda, estou colocando também um Asus 1201T (mesmo processador, chipset e VGA do X100e), com os mesmos 11 meses de vida, à venda.

    Procurem pelo user DANIELRADICCHI no Mercado Livre.

    Xará, desculpe o abuso… 🙂

  36. Para quem tem interesse, o Lenovo X100e vai muito bem com o Windows 8, e aceita perfeitamene os drives do Windows 7.

    Posso afirmar que ficou mais leve que o Xp, mantendo as mesmas funcionalidades do Windows 7.

    Boa sorte à todos.

  37. Daniel

    Chegou meu x100e, e estou afim de formatar e reinstalar o Win7Pro.
    Algum problema na formatação, além do que voce apontou quando a config. da tecla de interrogação que temos de configurar no registro?
    O Win7Pro detecta todo o hardware? Há algum dispositivo que ele não detecte?
    Estou com medo de que alguma interface não funcione nativamente com o Windows, precisando assim ter que instalar algum aplicativo ThinkAdvantage que não gosto! Desde já obrigado!

    • De forma geral, nenhum problema. Lembre-se apenas de montar os discos de recuperação do seu Lenovo para caso você queira voltar ao antigo sistema. Eu não testei o esquema de reconfiguração das teclas no Win7, mas não creio que terá problemas. O Win7 não terá problemas de driver. Também não notei nenhum problema do sistema de gerenciamento da bateria, coisa que o Vista só fazia com o aplicativo da Lenovo. Já que você pretende reinstalar o Windows, sugiro experimentar o Win8 Consumer Preview. Coloquei no meu e está fabuloso. Muito rápido mesmo. Fiquei impressionado. Porém, fique de aviso que se trata de uma pre-release e, como tal, tem sim problemas de estabilidade se abusar (instalar muitos programas de terceiros, por exemplo). Eu apenas instalei os programas do Office, PDF reader e o antivírus. Até agora, tudo normal.

    • Saudações, Fiquei usando o windows 8 de agosto de 2011 até semana passada. O unico problema que deu a um mes foi o bluetooch que parou de funcionar. Assim resolvir voltar a configuração original. Uma acoisa que notei é que o interessante é ativar a conta de administrador e desabilitar o usuario corrente. Muda-se no painel de controle-ferramentas administrativas-gerenciador do computador- clica com botão direito do mouse em cima do administrador na pasta usuarios, e ativa o administrador. Este precedimento deichou o not mais rápido sem carregar alguns utilitarios da lenovo, fora que vc pode instalar tudo sem problemas. O not tá um tiro. Recomendo tambem é fazer as atualizações do windows. Abraço!

      • Oi, Raniele.

        Sobre o Windows 8, eu notei que ele vem sendo modificado a cada nova release. Esta mesmo do Consumer Preview, já baixei três vezes em diferentes equipamentos e os resultados foram diferentes. A última vez, foi há duas semanas atrás e notei que simplificaram a interface do metro, colocaram hotspots nos cantos da área de trabalho e também modificaram o acesso / organização do Painel de Controle. Tive problemas de compatibilidade com o Adobe Reader há duas “pré-versões” anteriores do Win8. Mas já na última baixada, tudo correu normal. O mesmo também ocorreu com o antivírus. Estou ansioso para ver o lançamento do Win8. Acho que casou muito bem com o X100, apesar da grita geral de que o Win8 é um Frankenstein entre o Windows Mobile e o Windows 7. Enfim, seja como for, no meu ficou muito bom e aumentou tremendamente a “usabilidade” do nosso pequeno mono-core.
        Obrigado pelas dicas sobre a conta do administrador. Se eu voltar ao sistema antigo, vou experimentar.

        Abraços

  38. Oi Daniel,

    obrigado pelo seu post, a dica sobre o teclado me ajudou quando precisei formatar o meu x100e!

    Você consegue rodar vídeos em 720p tranquilamente?
    Eu consigo, mas tem todo um preparo… Tem que desativar o aero e usar o “PotPlayer” (depois de instalar um pacote específico de codecs).

    Instalar +2Gb faz mesmo uma diferença percepitível?
    Sinto o desempenho diminuir quando uso Photoshop, assisto algo em HD, páginas da web “pesadas” (com muitos scripts), e inicialização lentíssima do NetBeans, AutoCAD e MatLab…
    Mas sempre achei que o gargalo fosse o processador single core 1.6.

    Última dúvida: você usa o Windows 8 com 2 ou 4 Gb? Ou melhor… 32 ou 64bits?

    Até mais, abs.

    • Olá, Rafael. Obrigado pelos seus comentários. Vejamos:

      1) Eu nunca assisti vídeo nele, para ser franco. Eu apenas uso na escola para as minha apresentações em Powerpoint. Mas não vejo qualquer limitação técnica para isso, pois a placa de vídeo suporta descompressão por hardware. Basta instalar o drive da placa. O problema é o output, pois ele não tem HDMI. A única saída de vídeo é VGA e ela é, por natureza, analógica, o que degrada a qualidade da imagem, mesmo em resolução HD;

      2) 4GB fará sim diferença, mas somente com um sistema operacional 64 bits. Como o preço da memória está relativamente baixo, é a melhor forma de upgrade para o X100;

      3) Os softwares que você cita são todos pesados. Autocad, Photoshop… Uau… Muita areia para o caminhãozinho X100. A principal limitação aqui é a placa gráfica, que não é dedicada (compartilha memória) e é limitada para gerenciar um grande número de polígonos e vetores. Não rola mesmo no X100, mesmo com muita memória;

      4) Uso o Windows 8 com 4 GB, mas apenas 2.75GB estão sendo utilizados. Rodar com pouca memória é muito ruim no Windows 8. Não recomendo com menos de 2 GB. O desempenho cai sensivelmente. Eu instalei a versão 32 bits. Ela é menor e menos afeita a problemas com drive de dispositivos. São ainda poucos os fabricantes que produzem drives 64 bits. Como é uma versão Preview, bug é o que não falta. Isso pode ser ainda agravado com a falta de drives corretos para o 64 bits.

      Abraços.

  39. Preciso de ajuda, a placa mão do meu lenovo x100 deu pau e a autorizada informou que tenho que trocá-la, podem me ajudar a comprar uma e outra coisa, tive um TROJAN antes disso , será que ele detonou a placa máe?
    Quem puder me indicar onde comprar a placa mãe , agradeço.

    Abraços

    • Samuel, acho muito pouco provável que o custo da troca da placa-mãe compense. O lugar mais certo de achar é no eBay. Mas mesmo comprando barato, com taxa de importação e frete, o preço vai no mínimo dobrar. Além disso, tem que achar uma mão-de-obra qualificada para trocar para você. E se achar, não vai ficar barato. Francamente, compre outro mais atualizado.

    • Olá, Jhonatan. Que eu saiba, ninguém conseguiu. A última esperança é uma placa Gobi 2000, mas o preço de importação acaba não compensando o risco.

  40. Olá Daniel, primeiro parabéns pelo blog. Ele já me ajudou muito rsrs…
    Estou com problemas para instalar o bluetooth no windows 8, não quer instalar de jeito nenhum. O resto funciona certinho.
    Me ajude por favor.

    Flávio Bazan

    • Oi, Flávio. Nos modelos da Lenovo, a placa de bluetooth/wi-fi precisa ser ativada, normalmente pelo comando Fn+F5. É um “hotkey”. Mas para que isso funcione, é preciso instalar o drive de suporte para Hotkeys. Baixe do sítio da Lenovo. Se ainda tiver dúvidas, dê uma olhada neste link.

  41. Olha eu aqui novamente rsrs… Instalei o hotkey e quando aciono Fn+F5 aparece a barra de WiFi do lado direito da tela e ativa e desativa o modo AVIÃO mas o bluetooth nada… Detalhe: Windows 8.

    • Flávio, existem alguns modelos de x100e que não tem bluetooth. Outra possibilidade, é você não ter instalado o driver do bluetooth ou algum outro driver de periférico. Veja em “Gerenciamento de Dispositivos” em Painel de Controle > Sistemas e certifique-se de não existir nenhum sinal de interrogação indicando dispositivo não identificado. Já me aconteceu de a falta do driver para o leitor de cartão SD ter interferido no funcionamento do bluetooth.

      • O meu x100e tem bluetooth porque usava com o windows 7 32bits que veio com ele, porém quando instalei o windows 7 64bits tive o mesmo problema. Resolvi instalando o driver do WiFi + hotkeys + atualização através do system update da lenovo daí ele reconheceu o bluetooth e instalou. Engraçado que se eu baixar o driver só do bluetooh ele não instala e dá erro de compatibilidade e fala que não tem bluetooth. É muito estranho porque já fiz tudo isso no Windows 8 e não deu certo.

      • É estranho, Flávio. Eu não tive problemas para instalar o bluetooth no Windows 8. Não sei dizer se de repente o seu modelo é diferente do meu. Se o driver do wi-fi foi instalado, não vejo o porquê de não instalar o driver do bluetooth. As minhas sugestões finais seriam: 1) tentar instalar em modo de compatibilidade; 2) instalar o gerenciador de energia (tem versão para o Windows 8), pois ele pode ter desligado o bluetooth; e 3) verificar por algum indicador de dispositivo não identificado (controlador gráfico, driver de SouthBrigde / NorthBridge, controlador de USB etc.) que pode “roubar” a linha de interrupção do bluetooth. Do jeito que você descreve o problema, de ter dado a mesma coisa com a versão 64 bits, dá uma forte indício de que o problema é linha de interrupção mesmo. Um último detalhe, a ordem de instalação dos drivers também afeta a “harmonia” do conjunto. Normalmente começo pelo mais críticos que são atualização de BIOS, processador, controladores (memória, HDs), wi-fi e vídeo. O link para a página de drivers: clique aqui.

      • Eu instalei todos os drivers para Windows 8, principalmente o gerenciador de energia como você sugeriu. Ele instala mas não faz mais nada, não aparece nenhum tela ou configuração como estava acostumado com o Windows 7. Está tudo instalado e com o gerenciador de dispositivos certinho sem acusar nenhum dispositivo sem instalar… Muito estranho e não sei mas o que fazer, até o Everest eu instalei e não achou nada… Vlw Daniel muito obrigado pela força e mais uma vez parabéns pelo Blog. Abraço

        Flávio Bazan

  42. Ei Daniel, boa noite. Instalei o Win 8 Pro e ficou uma maravilha … muito rápido. E tb tive o problema com a tecla ?/ .. seu post ajudou muito. Valeu.

  43. Daniel, acho que estou com o mesmo problema que o Flávio Bazan, a combinação de tecla FN + F3 … até F10 não está funcionamento também. E no site da Lenovo não encontrei nada a respeito. Será que temos que atualizar a Bios ?

  44. Ola ressuscitando o tópico aqui, meu X100e ainda presta bons serviços e sua bateria após 3 anos e pouco de uso ainda segura carga por muito tempo, gostaria de opiniões sobre um eventual substituto, pois esta chegando a hora de trocar de maquina. o blog foi de grande ajuda para a troca de 32 para 64.

  45. Olá amigo esse blog já me salvou algumas vez, parabéns!!! Gostaria de saber onde posso encontrar o win7 professional dele, pois comprei um usado e veio como Ultimate. Agradeço desde já quem puder me ajudar.

Deixe um comentário

