Produtos chineses (I): luzes LED para freio

Luz de freio de LED, intacta e destruída.

Recentemente, o meu carro queimou uma lâmpada de freio e a concessionária quis me cobrar R$ 95,00 para trocá-la. A lâmpada comum de modelos mais baratos de Gol, Fiat etc. custa R$ 1,00 na loja de peças do bairro. A minha, eu achei nessa mesma loja por R$ 6,00. Não foi pouca a minha indignação com a concessionária (Chevrolet) por querer me cobrar um preço quase 16 vezes maior (!). Nada, absolutamente nada, justifica isso. Para minha “sorte”, eles não tinham a peça em estoque. Outro absurdo. Como pode uma concessionária não ter um produto tão básico como lâmpada de freio em seu estoque? Pior, o estoquista ligou para outras concessionárias da marca na cidade (ou pelo menos diz que ligou) e NINGUÉM tinha a lâmpada. Com a queima da lâmpada, comecei a pensar numa solução mais “permanente” e decidi instalar o produto da foto acima. Fiz a aquisição no eBay. Um par LED para luzes de freio traseiras de carro, com conector do tipo “pé quadrado de plástico” (conector 3157). Saíram pouco mais de US$ 1,20 cada. Como de praxe, o produto demorou quase dois meses para chegar no Brasil. Este final de semana, eu instalei o produto. A luminosidade era um pouco menor do que a original, mas, no geral, me parecia tudo bem. Quando fiz um pequeno passeio com o carro, ao parar notei que uma das lâmpadas estava apagada. Desmontei o conjunto ótico e, pasmem, o produto tinha explodido. Estava todo destruído dentro da lente do farol traseiro. Forte cheiro de queimado e com as soldas derretidas. Com certeza, um problema de sobrecarga. Imediatamente verifiquei a outra luz de freio. Apesar de ainda acender, tinha o mesmo cheiro de queimado. Retirei o produto e reinstalei as lâmpadas bifilamento convencionais. Não tem jeito. Apesar de empresas do calibre da BMW e Apple produzirem algumas linhas de produto por lá, tem sim muita porcaria ainda. E saber o que é e o que não é porcaria, é uma roleta russa. Não tem mesmo como saber.

Deixe um comentário

