Marshmallow no Zenfone Zoom (ZX551ML)

Eu estava com uma dificuldade enorme de atualizar o meu Zenfone para o Android 6.0 (Marshmallow). Apesar da mídia especializada informar que o novo firmware estava disponível para o Brasil, quando eu tentei atualizar via OTA (Over The Air) em “Atualizações do Sistema”, a mensagem que eu recebia era de que não tinha nenhuma atualização disponível. A última atualização que baixou foi referente a um patch de segurança de junho de 2016, versão WW_V2.26.40.108 (verifique o seu código em configurações > Sobre > Informações do Software).

Busquei em outros sítios de Internet internacionais se eu achava alguma informação de onde conseguir o arquivo para o Zenfone Zoom nacional. Eu até encontrei alguns arquivos, mas fiquei muito receoso de instalar por se tratarem de links em fóruns de discussão. Tem sempre o risco de ser um arquivo com alguma modificação maliciosa ou mesmo uma versão de firmware não compatível com o modelo nacional, o que poderia danificar definitivamente o meu telefone.

Acabei voltando ao portal da Asus brasileira e fui no link de suporte do produto (clique aqui). Lá existem arquivos “Globais” (vale para todas as versões de Zenfone Zoom) mais recentes. Eu acabei arriscando instalar um deles, o de versão WW_V4.21.40.141, de outubro de 2016. A instalação foi bem sucedida. Quando fui verificar a versão do firmware, eu notei que o meu Android estava atualizado para a versão 6.0.1!!!

Detalhe: sempre que atualizar manualmente, certifique-se de que as duas primeiras letras do firmware sejam “WW”. Elas são o identificação SKU do seu modelo (Stock Keeping Unit). WW significa “World Wide”, ou seja, uma atualização mundial, compatível inclusive com a brasileira. Caso o seu Zenfone tenha sido comprado no exterior, estas duas letras podem mudar. Pode ser, por exemplo, “CN” para China ou “JP” para Japão. Nesse caso, não use a versão “WW”, mas procure uma que coincida com as letras do seu modelo.

Depois que fiz a atualização, ele fez outra atualização via OTA. Por algum motivo, o Android antigo não estava mais atualizando automaticamente. Assim, para quem quiser fazer a atualização do seu Zenfone Zoom para o Marshmallow, sigam a dica abaixo.

ATENÇÃO: A INSTALAÇÃO DESTA ATUALIZAÇÃO É POR CONTA E RISCO DO USUÁRIO. NÃO ME RESPONSABILIZO POR QUALQUER DANO.

  1. Carregue o seu celular completamente. Se possível, mantenha-o plugado na tomada durante todo o tempo da atualização.
  2. Por segurança, faça um backup de todos os seus dados, contatos, lista de aplicativos etc.
  3. Vá para o portal da Asus, em Suporte > OS Android > firmware e baixe a versão WW_V4.21.40.141 (clique aqui) em seu aparelho. Pode ser outra versão mais atual? Não sei dizer. Apenas digo que com esta versão deu certo para mim. Prefira fazer o download no seu próprio celular para evitar ter que copiar o arquivo para um SD, ou transferir por wi-fi/bluetooth. O arquivo tem mais de 1 GB.
  4. Depois de baixar, mova o arquivo para o diretório raiz do celular. Utilize o próprio aplicativo “Gerenciador de Arquivos”. Nele, selecione “Memória Interna” (não o cartão SD). Vá para “raiz” e deixe lá o arquivo de firmware. Não precisa renomear e nem descompactar.
  5. Reinicie o seu celular. Ele automaticamente detectará o arquivo de firmware na raiz e fará a instalação.

Em tudo correndo bem, vá em “Atualizações do Sistema” e clique para buscar uma nova atualização. Ele baixará um pequeno patch de segurança e pronto. Aproveite o Marshmallow!

10 pensamentos sobre “Marshmallow no Zenfone Zoom (ZX551ML)

  1. Muito obrigado! Finalmente atualizei meu Zenfone zoom, rs
    Recomendo (como de praxe) restore de fábrica após atualizar (farei essa noite), sei que eh chato, mas é melhor assim

  2. Oi queria saber se com a atualização o cel está estável, e se melhorou a bateria e se tem algum bug. Já tive péssimas experiências com um Sony. E estou com medo de atualizar o zoom.

    • Não coloque em nenhuma pasta, mas no diretório raiz (principal). Veja o item (4) das minhas instruções. O problema de câmera pode ser de hardware também. Ocorreu com o meu e tive que enviar para reparo.

  3. acho que fiz isto coloquei dentro da pasta asus theme-theme mais nao apareceu nada fiz esta la mais nao aparece instalar ou joga la onde se encontra as outras pastas me ajude ..nao consrgui compreender pasta raiz

  4. Meu zoom não tem a opção (verificar atualização) baixei o pacote pra fazer a atualização porem sem esta opção não consigo efetuar a atualização, existi alguma outra coisa q de pra fazer?…

Deixe um comentário

